Segundo a Serasa, Mato Grosso tem cerca de 54% da população adulta endividada. Nesta quinta-feira (21), a empresa vai organizar, em colaboração com os Correios e o Ministério da Fazenda, o dia D da negociação da dívida. Em Cuiabá, a ocasião acontece na barraca da Praça da República, em Cuiabá. No estado, o maior endividamento é o de prestação de serviços públicos (água, energia etc. ).
Leia também – Dengue ainda está em vigor e Mato Grosso registra 14 mortes e 12 mil casos
Em 27 centrais dos Correios, em todas as capitais brasileiras, há técnicos e especialistas em educação monetária capacitados para atender a população. A medida visa orientar os milhões de mutuários dispostos a aproveitar a última semana do esforço coletivo contra o endividamento. , que reúne 700 empresas de todos os segmentos, concessionárias de energia e água e o programa Desenrola Brasil, do Ministério da Fazenda.
“No Dia D, especialistas da Serosa estão presentes nas 27 capitais do Brasil, justamente para ajudar e assessorar os brasileiros nas negociações e, de fato, ter uma vida monetária mais longa. Então esse é um dia muito importante, um dia histórico, uma mega operação de negociação de dívidas em parceria entre Serasa, Correios e Ministério da Fazenda”, disse Marcos Luz, especialista da Serasa.
Marcus disse ainda que no Brasil ainda existem cerca de 72 milhões de inadimplentes, o que corresponde a quase 44% da população adulta. O número é alto, no entanto, o Mapa de Inadimplentes teve uma leve queda em fevereiro e janeiro, com cerca de 30 mil pessoas a mais quitando suas dívidas. Nomes.
Na contramão do volume nacional, Mato Grosso tem um acumulado de 25 mil inadimplentes no novo levantamento.
“No estado de Mato Grosso, são quase um milhão e meio, são 1,4 milhão de inadimplentes, o que representa quase 54% da população adulta do estado, então é um cenário de calote máximo”, disse Marcus.
Segundo um especialista, em nosso estado, o setor mais endividado é o de serviços públicos, que responde por 27% do total da dívida estadual, seguido pelo comércio varejista, que responde por uma média de 24%, seguido por bancos e cartões. o que corresponde a 19%.
Para quem não consegue chegar aos Correios, em Cuiabá, hoje às cinco horas da tarde, para o dia D da negociação da dívida, com um atendimento flexível, Marcus destacou que também é possível buscar uma negociação por meio de um aplicativo. Ele também alertou os cidadãos a buscarem canais oficiais.
“Faça isso pelos canais oficiais da Serasa, não é raro ter casos de fraude nos dias de hoje. Então não dependa de extratos bancários, SMS, essa é a recomendação que eu dou aos brasileiros, desconfie, os canais oficiais da Serasa estão em “O site, no aplicativo, só aceita como verdade com aqueles canais oficiais, qualquer extrato bancário, qualquer SMS que você receber merece não ter cuidado para saber se é parecido com esses canais oficiais porque é máximo, Provavelmente é uma fraude. “
O Grupo Gazeta é uma organização de veículos de comunicação de Mato Grosso. Foi fundado em 1990 com a publicação de A Gazeta, o jornal de maior circulação e influência no estado. O Grupo inclui as emissoras Gazeta FM, FM Alta Floresta, FM Barra do Garças, FM Poxoréu, Cultura FM, Vila Real FM, TV Vila Real 10. 1, TV Pantanal 22. 1, Instituto de Pesquisas Gazetadados, Gráfica Millenium e o portal virtual Gazeta.