O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tufão para 27 localidades de Mato Grosso do Sul nas próximas 24 horas. Na tarde de hoje (29), Campo Grande, que não estava na lista do tempo, surpreendeu com chuvas moderadas, pegando os moradores desprevenidos.
De acordo com a estação meteorológica Inmet, em Campo Grande, a temperatura é de quatro horas da tarde. 29,6ºC e caiu para 25,7ºC.
Apesar da chuva fraca a moderada, não houve problemas de atendimento na cidade. Na Avenida Gury Marques e no domínio sul de Campo Grande, caíram chuvas que atrasaram um pouco o trânsito.
Chuvas leves caíram nos bairros da região norte. Em Vilila Nasser e bairros adjacentes, a intensidade das chuvas foi mais amena.
Municípios em alerta de tufão
O Inmet indica que os municípios em alerta para chuvas intensas são: Água Clara, Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Brasilândia, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Jaraguari, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sonora e Três Lagoas.
O Inmet prevê chuvas entre 20 e 50 milímetros, acompanhadas de rajadas de vento de até 60 km/h, para os municípios de Mato Grosso do Sul.
A condição de chuva forte e nociva aumenta quedas de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e raios.
O Inmet aconselha as pessoas a estacionarem seus carros perto de torres de transmissão e outdoors. Em caso de ventos fortes, abrigue-se debaixo de árvores, pois há perigo de quedas e choques elétricos.
O instituto também recomenda evitar aparelhos eletrônicos ligados a uma tomada elétrica. Caso queira mais informações ou tenha alguma emergência, entre em contato com a Defesa Civil pelo 199 e com o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Dois homens foram mortos em confronto com policiais militares na tarde deste domingo (31), após desobedecerem mandados de prisão e atirarem contra policiais. Eles eram suspeitos de agredir um grupo de parentes e roubar o veículo em que viajavam, na comunidade Guanandi, em Campo Grande.
Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que os dois homens se aproximaram da roda de parentes e pediram para que todos saíssem do carro. Equipes da Força Tática da Polícia Militar foram acionadas.
Os suspeitos foram localizados na BR-262, saída sentido Sidrolândia. Chegados pela polícia, eles ignoraram a ordem de parada e a perseguição começou. O condutor do veículo roubado acabou se perdendo e parou no acostamento.
Os dois atiradores foram retirados do veículo e atiraram contra os policiais, que revidaram os disparos. Após serem espancados, os suspeitos foram socorridos e transportados para o hospital regional, mas não resistiram e morreram.
A família recuperou o veículo e o levou para a Delegacia Especializada em Roubos e Furtos (Defurv).
Levando em conta as duas mortes registradas, Mato Grosso do Sul já tem 29 óbitos devido à intervenção de um agente estadual em 2024.
Os falecidos eram, em sua maioria, homens (22), dos quais cinco não haviam sido informados sobre seu sexo.
O número é quase igual ao registrado no primeiro trimestre de 2023, quando outras 30 pessoas foram mortas pela polícia.
O ano passado registrou um ano recorde em termos de mortes causadas por agentes estaduais em Mato Grosso do Sul, com 131 mortes entre janeiro e dezembro, número 156,8% maior do que em 2022, quando outras 51 pessoas morreram.
Em 2023, a maioria das pessoas mortas em confrontos com a polícia eram homens (93,8%); Em relação à idade, a maioria era de jovens (54,9%) entre 18 e 29 anos.
Assine o e-mail estadual.
A tão esperada Expogrande 2024 começa nesta quinta-feira (4), no Centro de Exposições Laucídio Coelho, com o retorno das raças Nelore para o júri. Com um total de cerca de 400 animais Nelore padrão, sem chifres e pintados, a ocasião promete ser histórica, até pela estreia da raça Nelore pintada, que será o centro das atenções nesta 84ª edição da exposição.
De acordo com a Associação dos Pecuaristas de Mato Grosso do Sul (Acrissul), a Exprogrande está a todo vapor, com a pesagem dos animais de fazenda marcada para o dia 3 de abril e os testes entre os dias 4 e 6 de abril.
Entre as raças que devem chegar aos pavilhões hoje está um lote de Nelore sem chifres, da destacada Fazenda Santa Rita da Serra (SP). Para as avaliações, há nomes como Horácio Alves Ferreira Neto, técnico de boxe e membro da Associação Brasileira dos Criadores de Cebu (ABCZ) e o zootecnista Rafael Mazoni Ghizzoni, jurado convidado pela organização do evento para esta etapa.
Ressalta-se que as ocasiões contribuem para a classificação nacional das raças. O Nelore Probed, que será julgado na mesma data, e o Nelore Standard, que será julgado entre os dias 8 e 9 de abril, também serão inscritos no concurso.
Em Mato Grosso do Sul, onde cerca de 80% do rebanho de animais de criação de carne é formado por animais de fazenda Nelore ou anilhados, as expectativas são altas para o retorno dessas raças à Expogrande.
Além das raças citadas, também serão julgados animais das raças Girolando e Gir Leiteiro e cavalos das raças Pantaneiro, Crioulo e Árabe.
A Expogrande 2024 começa no dia 4 e segue até o dia 14 de abril, no Centro de Exposições Laucídio Coelho, com programação para toda a família. Em segundo lugar, o presidente da Acrissul, Guilherme Bumlai, terá mais de 150 expositores, 16 leilões com outras 11 corridas, exposições culturais e um faturamento estimado em R$ 150 milhões.
Na parte cultural, haverá diversas atrações musicais, entre elas: Simone Mendes, Ana Castela, Launa Prado, além das duplas Henrique.
A inauguração do stand da Câmara Municipal de Campo Grande terá lugar no dia 4 de abril, coincidindo com a abertura oficial da 8. ª Expogrande, no Centro de Exposições Laucídio Coelho, com uma série de encontros informais e atividades semelhantes à indústria estrangeira e ao habitual. da Rota Bioceânica para expansão dos negócios.
À semelhança do ano passado, haverá um extenso programa de convenções focadas no agroalimentar, comércio externo, economia artística e outros temas aplicáveis. Os profissionais de marketing locais compartilharão suas histórias de boa sorte, inspirando os participantes.
Com mais de 15 encontros previstos, focados em invenções agroalimentares, técnicas de empreendedorismo e cooperação entre pequenos produtores, o stand da Câmara Municipal promete ser um rico espaço de aprendizagem e networking. Além disso, ocasiões como a Noite Chilena e a Fiesta Paraguaia La Noche visam ligações industriais com países ao longo da Rota Biooceânica.
©2024 CORREIO DO ESTADO. Todos os direitos reservados.
Razão Social: Correio do Estado LTDA
CNPJ: 03. 119. 724/0001-47