Caso Marielle: como a investigação revela os tentáculos do crime organizado no mundo político

Domingos Brazão, do Tribunal de Contas do Estado do Rio, chega a Brasília após ser preso

Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa, Câmara Municipal, Tribunal de Contas do Estado do Rio. A Brazão, família extensa que teve dois integrantes, Chiquinho e Domingos, presos no domingo (24/3) como parte da investigação sobre as mortes de Marielle Franco e Anderson Gomes, atua nesses estabelecimentos.

Entre o final de 2023 e o início de 2024, na Prefeitura do Rio de Janeiro, a Secretaria Especial de Ação Comunitária também comandada por Chiquinho.

Para este ano, os Brazãos já buscam renovação: o jovem Kaio Brazão, de 22 anos, disputará as eleições municipais, buscando garantir a sobrevivência do clã político, ultimamente sob investigação policial.

A presença aberta em estabelecimentos públicos atesta a força do aparato político fundado por Domingos Brazão em 1996, quando foi eleito pela primeira vez vereador pelo antigo PL. Ela não é a única do gênero a concorrer no estado, mas tem características próprias.

Uma delas é sua forte raiz na zona oeste do Rio, a começar pela Taquara, comunidade da região de Jacarepaguá, com assistência, favores e assistência social em espaços onde as milícias estão presentes.

Fim dos Materiais Recomendados

Outra peculiaridade é a proximidade com agentes do Estado, policiais por exemplo. A terceira é sua penetração, por meios legais, nas instituições públicas, como os demais graus de força legislativa – vitais para a governabilidade, abrindo, assim, um espaço dentro do executivo.

Não é por acaso que o governador Cláudio Castro (PL), então candidato à reeleição, elogiou Chiquinho em discurso durante a última campanha.

O podcast traz áudios com relatos decisivos.

Episódios

Fim do podcast

Também não é explicado por que o prefeito Eduardo Paes participou recentemente de um evento antes da apresentação da candidatura de Kaio Brazão.

As duas ocasiões foram registradas em um vídeo que circulou nas redes sociais e aplicativos de mensagens após Chiquinho e Domingos Brazão serem detidos pela Polícia Federal na manhã de domingo.

A nomeação do deputado federal para secretário municipal no final de 2023 (ele renunciou no início de fevereiro) é um sinal da força da família.

Atualmente, a política de família estendida inclui:

Chiquinho e Manoel foram escolhidos pelo União Brasil; Waldir não tem membros, segundo seu perfil no site da Câmara. Domingos assumiu o cargo de Corte de Contas em 2015, com o de sua última partida, o MDB de Sérgio Cabral Filho. O governador foi Luiz Fernando Pezão.

Para o cientista político Ricardo Ismael, da PUC-RJ, embora o tráfico de drogas e milícias de outros estados também atuem politicamente, a situação no Rio e em Janeiro tem peculiaridades que a tornam única.

Aqui, diz ele, a presença de traficantes e milicianos na política é “muito mais forte” do que nos estados.

A pesquisadora aponta que, no território do Rio de Janeiro, há uma confluência de políticas institucionais com a dominação de territórios por meio de milicianos e a influência dessas equipes no aparato estatal, fortalecendo-o.

Para ele, as investigações sobre o caso Marielle Franco têm uma vulnerabilidade maravilhosa do sistema político e partidário local.

“Não dá para dizer que uma das outras pessoas presas tinha influência dentro da Polícia Civil”, disse. “O outro [preso] é deputado. . . Nada disso pode ser natural ou normal. “

Além de Chiquinho e Domingos Brazão, o ex-delegado de polícia do estado do Rio Rivaldo Barbosa também foi preso neste domingo (24/3).

Brazão nega qualquer envolvimento no caso. A BBC News Brasil ainda não tocou na defesa de Barbosa.

Procurados pela BBC News Brasil, o governo do Rio e a prefeitura da capital responderam com notas sobre as investigações sobre o caso Marielle.

Sem comentar a fala de Cláudio Castro em apoio a Chiquinho Brazão na campanha de 2022, o governo estadual publicou o seguinte texto:

“O Estado acompanhou o funcionamento da Polícia Federal desde o início, e 3 delegados da Subsecretaria de Inteligência da Polícia Civil, selecionados em convênio com a PF, seguiram os passos de dois delegados e um delegado. “

“Os resultados dos assassinatos brutais da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes são um passo no combate ao crime organizado em nosso estado. A participação, seja ela qual for, de agentes públicos nesse crime será objeto de rigorosa investigação para que possam ser punidos de forma exemplar.

“A Inspeção-Geral Unificada, sob a direção do juiz Antônio José Ferreira Carvalho, vai apurar a conduta desses policiais com o rigor obrigatório. Ainda estamos nos estabelecimentos para obter os últimos resultados desse crime!

A prefeitura do Rio, também comentando a presença de Eduardo Paes no evento de Kaio Brazão, disse por escrito o seguinte:

“A Câmara Municipal do Rio informa que o Partido Republicano, após construir uma aliança com a administração municipal, elegeu o deputado federal Chiquinho Brazão no final de 2023 como representante do partido para ocupar a Secretaria de Ação Comunitária. Quando surgiram especulações sobre o assunto, o partido foi convidado a fazer uma ligação para denunciá-lo e ele foi demitido no início de 2024. A Prefeitura do Rio está intensificando as investigações sobre os homicídios de Marielle Franco e Anderson Gomes e espera que o caso seja esclarecido na Justiça. “

© 2024 BBC. La BBC é responsável pelo conteúdo de sites externos. Saiba mais sobre nossa política de links externos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *