Governo de Mato Grosso abre credenciamento para prestar serviços de recuperação florestal

O parecer foi publicado por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT). O Juntos pelo Araguaia é considerado a maior iniciativa de recuperação de bacias hidrográficas do mundo e é realizado em colaboração entre os governos de Mato Grosso e Goiás. O programa visa reparar dez mil hectares (cinco mil em cada estado) de áreas degradadas no Araguaia. Bacia: Alta bacia do Rio Araguaia.

Além disso, visa implementar projetos de reparação da vegetação local, conservação do solo e da água nas residências rurais da região, bem como promover a renovação cultural relacionada às práticas sustentáveis de uso da terra. O programa fornece pequenas e médias empresas para ações diretas na recuperação de áreas degradadas já declaradas no Cadastro Ambiental Rural (RAC).

Também serão realizadas ações de reparação dos recursos hídricos e de monitoramento e manutenção das áreas reparadas, levando em consideração a efetividade das intervenções ambientais.

O parecer visa sensibilizar, mobilizar e envolver proprietários rurais e fabricantes em movimentos de recuperação florestal em áreas de preservação permanente e recarga hídrica. O objetivo é viabilizar o cumprimento tanto do RAC quanto do Programa de Regularização Ambiental (PRE), ampliando a produção de água de qualidade. e para a indústria agroalimentar.

As instituições interessadas em participar do credenciamento devem demonstrar a capacidade jurídica e técnica mínima exigida para a realização das atividades do programa.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti, essa etapa reforça o compromisso do governo estadual com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, em colaboração com os industriais rurais e as comunidades locais.

“A iniciativa é fundamental para enfrentar as exigentes situações de mudanças climáticas e segurança hídrica na região. Diante da situação produtiva vital na região Centro-Oeste do Brasil, especialmente em Mato Grosso, é preciso adotar práticas que garantam o controle inteligente das áreas produtivas, com a preservação dos recursos herbáceos para a sustentabilidade da agroindústria e a origem dos municípios”, acrescentou.

O prazo para solicitar o credenciamento é indefinido e os estabelecimentos interessados podem se inscrever a qualquer momento. Uma vez credenciados, os americanos determinados concordam em realizar o teste nas massas designadas e aderem a todos os padrões técnicos e de projeto do programa Juntos pelo Araguaia. .

Veja o credenciamento feito aqui.

O post Governo de Mato Grosso abre credenciamento para prestar serviços de recuperação florestal causou a primeira impressão no Portal MT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *