Publicado
por
Também foram apreendidos 16 mil hectares em combate ao desmatamento ilegal. [Foto – Karla Silva/Sema-MT]
Entre janeiro e fevereiro, a fiscalização apreendeu 16 mil hectares contra o desmatamento ilegal. A Sema respondeu a 372 alertas de desmatamento e emitiu 660 declarações de violação.
Nesse período, foram apreendidos 27 tratores, 24 transportadores, nove caminhões e 7 carros, 2 escavadeiras, 2 dragas ou jangadas, treze equipamentos e acessórios.
Das avaliações realizadas entre janeiro e março de 2023, 45% foram realizadas remotamente e 55% presenciais. Além da Superintendência de Fiscalização (SUF), as nove diretorias de complexos descentralizados (DUD) da Sema também coordenaram operações de combate a crimes ambientais.
Menor nos últimos 6 anos.
Dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), divulgados na semana passada, indicam que o desmatamento na Amazônia nos dois primeiros meses de 2024 terminou com o menor desmatamento dos últimos seis anos, desde 2018.
De acordo com o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Imazon, em Mato Grosso, o alívio do desmatamento é de 74%, comparando os meses de janeiro e fevereiro de 2024 com o mesmo período de 2023. Nos dois primeiros meses de 2023, Mato Grosso teve 242 km2 de domínio florestal desmatados, enquanto em 2024 esse montante foi reduzido para 63 km2.
De acordo com o secretário-executivo estadual de Meio Ambiente (Sema-MT), Alex Marega, os efeitos são muito para toda a Amazônia Legal e, principalmente, para Mato Grosso, que está entre os estados que reduziram ao máximo o desmatamento no bioma. .
“Isso é um alívio de quase 180 km² de desmatamento, uma queda significativa de 74%. Para um estado com o tamanho territorial de Mato Grosso, isso só reforça o fato de que estamos no caminho certo, rumo ao desmatamento em um esforço concentrado através da implantação da Floresta Florestal.
Operação Amazonas
Operação Amazônia implementada por meio de órgãos estaduais e federais, sob a coordenação da SEMA. Desde o início da gestão, os investimentos em movimentos de combate ao desmatamento e incêndios florestais somam mais de R$ 240 milhões.
Os grupos recebem assistência por meio de dispositivos de vigilância por satélite em tempo real no território de Mato Grosso e mantêm vigilância constante onde são identificados crimes ambientais.
A ferramenta, contratada pela REM, atua de forma preventiva, minimiza danos, aumenta a velocidade de reação, facilita a responsabilização e permite que o domínio seja apreendido sem demora por meio de monitoramento e alertas semanais de desmatamento.
Os policiais também retiram maquinário utilizado para cometer crimes, garantindo a responsabilização, já que a apreensão de bens promove a descapitalização do infrator.
Comércio
Os crimes ambientais devem ser denunciados à Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, pelo telefone 0800 065 3838, por meio do aplicativo MT Cidadão ou em uma das regionais da Sema.
Quem enfrenta crime ambiental pode denunciar à Polícia Militar, pelo telefone 190.
Conteúdo/ODOC – Em entrevista à imprensa sobre as eleições municipais deste ano no estado, o governador Mauro Mendes (União),. . .
Conteúdo/ODOC – O deputado estadual Júlio Campos (União), líder do partido em Mato Grosso, faz perguntas sobre as eleições de 2024,. . .
Conteúdo/ODOC – O governador Mauro Mendes revelou que convidou o presidente francês, Emmanuel Macron, para a Câmara. . .
Policiais militares do 11º Batalhão prenderam um homem de 33 anos e um homem de 31 anos acusados de roubo, receptação de produtos roubados e. . .
Policiais militares do 11º Batalhão prenderam um homem de 33 anos e um homem de 31 anos acusados de roubo, receptação de produtos roubados e. . .
Uma que trabalhava no tráfico de drogas nos estados de Mato Grosso e Pará tinha mandato para processá-la. . .
A província de Mato Grosso implantou 28 operações no primeiro bimestre de 2024 para combater impactos ambientais e. . .
São Félix do Araguaia (1020 km a nordeste) é caracterizada por suas praias de água doce e. . .
O primeiro Grupo de Trabalho de Conciliação Ambiental de 2024, organizado por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) para. . .
Terra – O Santos assumiu a liderança do título do Campeonato Paulista. Com gol de Otero no segundo tempo, o. . .
Na tarde deste sábado (30), Fortaleza e Ceará terão um duelo intenso na Arena Castelão, pela primeira partida do. . .
Conteúdo/ODOC – O Luverdense venceu o Mixto por 1 a 0 neste sábado (30), no Estádio Presidente Eurico. . .
Os sonhos são um fenômeno desejável e misterioso que deixou a humanidade sem palavras ao longo da história. Em muitas tradições. . .
A Nintendo trouxe informações sobre o Nintendo 64, lançado em 1996, é um dos consoles mais icônicos e amados do mundo.
“Charlie e a Fábrica de Chocolate” é um filme que conquistou a mente de gerações ao proporcionar uma aventura inesquecível no mundo. . .
Secretário de Segurança de MT defende medidas mais rígidas contra visitação conjugal e advogados de faccionados de MT
O homem que roubou, estuprou e matou uma idosa de 84 anos é preso no bairro Cuiabá
Margareth critica ICMBio por anunciar obras viárias: “a população vai pagar por essa incompetência”
O Cuiabá venceu o Luverdense por 4 a 3 e enfrentará o União na final do Mato-grossense; Ver Objetivos
EXCLUSIVO: Oito desembargadores devem se aposentar até 2025; MP aponta duas vagas e OAB uma para a Quinta
Morte de empresário e pai de assessor do Tribunal de Contas de Cuiabá
Vereador defende candidato a vice-presidente e chama nome de médico de “excelente”
Empresário Kalil Stock se filia ao PP e acredita na eleição de 4 vereadores em Cuiabá