O edifício do Automóvel Clube, na Rua do Passeio, está a passar por uma primeira remodelação

Assine nossa newsletter gratuita

Construído no estilo Belle Epoque, em meados do século XIX, após anos de abandono, ganhou um exame técnico há poucos dias pelos agentes do Instituto do Patrimônio Mundial, no Rio.

Um dos prédios mais emblemáticos do centro do Rio, o prédio do Automóvel Clube, na Rua do Passeio, está passando por uma reforma primária que visa não apenas reparar sua beleza arquitetônica, mas também salvar sua rica história que se estende por várias décadas.

Construído no estilo Belle Epoque em meados do século 19, o ativo testemunhou eventos vitais na história da cidade e do país. Servindo de ponto de encontro para a elite carioca interessada na cultura automobilística, a construção é um marco para qualquer um deles. entusiastas de automóveis e entusiastas de eventos sociais e esportivos. Foi palco de momentos históricos que ressoaram além de seus muros. Foi aqui, em 30 de março de 1964, que o presidente João Goulart fez seu último discurso antes do golpe militar, marcando um momento muito importante. Há mais de trinta anos, o Automóvel Clube é epicentro de atividades sociais e culturais, além de servir como estação do Detran-RJ na década de 1990. No entanto, dificuldades monetárias levaram ao arrendamento da construção. Em 1996, organizou um salão de bingo, resolução que gerou polêmica e protestos entre a população.

No entanto, por questões monetárias, o prédio foi alugado para a instalação de um corredor de bingo em 1996, o que provocou protestos da população. Após ser leiloada e leiloada pelo município, a construção foi desativada em 2003. No ano seguinte, ocupou brevemente o Automóvel Clube, mas desde então permaneceu fechado e sem uso.

Recentemente, no dia 21 de março, grupos do Instituto do Patrimônio Mundial, no Rio, fizeram uma visita técnica ao imóvel, com a presença do secretário Chicão Bulhões. O edifício está classificado pelo INEPAC e preservado pelo IRPH, como componente do complexo do Corredor Cultural.

Salve meu nome, e-mail e neste navegador para a próxima vez que eu comentar.

Δdocument. getElementById( “ak_js_1” ). setAttribute( “value”, ( new Date() ). getTime() );

Olá! Você se inscreveu para receber a newsletter do Diário do Rio, o único jornal 100% independente do estado e leitura obrigatória para quem ama o Rio. Se, por acaso, alguém o aconselhou a sobreviver com o seu e-mail sem o seu consentimento, pedimos desculpas antecipadamente e reiteramos que não é assim que devemos trabalhar. Para remover sua chamada da lista, basta responder a este e-mail. Depois de se inscrever, você receberá as principais notícias do Rio de Janeiro diariamente. Nossa newsletter é enviada diariamente às 6h30, com as principais notícias publicadas no Diário do Rio. Política, Economia, Agenda, Gastronomia, Turismo, Serviços e muito mais podem ser descobertos em nossa página online www. diariodorio. com Obrigado por se inscrever! Equipe Abs Rio Diário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *