Governo do Rio Grande do Sul publica boletim com a recuperação da produção agropecuária

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para permitir que você aproveite nosso site, personalize a publicidade e apresente conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com esse rastreamento. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Os primeiros insights econômicos para 2024 do Boletim de Situação de abril, documento elaborado por meio do Departamento de Economia e Estatística (DEE) da Secretaria de Desenvolvimento, Governança e Gestão (SPGG), publicado nesta terça-feira (23), mostram que o Rio Grande de los Angeles Sud está se recuperando em termos de produção agrícola e se beneficiando da funcionalidade positiva das atividades comerciais. indústrias industriais e de serviços.

De acordo com o boletim, a indústria de transformação, principal segmento de negócios do estado, cresceu 6,2% nos dois primeiros meses do ano na comparação com o mesmo período de 2023. O setor varejista registrou expansão de 6,1% em seus números. E o setor, pico vital na formação do Produto Interno Bruto (PIB), cresceu 3,4% no mesmo período.

De acordo com o mesmo texto, houve um ligeiro aumento na intenção das famílias em acolher e um aumento na confiança dos comerciantes do setor gaúcho, sintomas de um ano de números positivos.

Os pesquisadores em processo de preparação do material, Martinho Lazzari e Tomás Amaral Torezani, destacaram os aumentos imagináveis nas previsões de avanço nas duas principais produções agrícolas: soja (71,6%) e milho (26,4%). Ambas as culturas foram afetadas nos últimos dois anos devido a situações climáticas durante o período de colheita.

Mesmo que os custos desses produtos agrícolas sejam menores do que os registrados entre 2022 e 2023, o efeito cascata da maior produção deve se espalhar para outros setores da economia.

O relatório mostra que a expansão da atividade econômica global foi resiliente em 2023, embora haja diferenças entre as economias: expansão nos Estados Unidos e na China, desaceleração do euro e contração na Argentina.

Outra faceta vital em 2023: o processo desinflacionário global, favorecido pela queda dos preços das commodities. A perspectiva para 2024 é que a expansão global permaneça abaixo da média anual pré-pandemia e que a velocidade do alívio da inflação seja mais lenta.

No Brasil, assim como no Rio Grande do Sul, a indústria, a indústria e as atividades também registraram efeitos positivos nos dois primeiros meses de 2024, com a inflação mantendo tendência de queda. As principais projeções da economia nacional para o ano implicam crescimento positivo, embora inferior ao registrado em 2023, quando o PIB do país registrou alta de 2,9%.

Ver mais

Por favor, mencione o link para o conteúdo do nosso portal que você está copiando. Obrigado!

Publicado primeiro em Clic Camaquã » Governo do Rio Grande do Sul publica boletim com retomada da produção agropecuária.

O Clic Camaquã é um portal de dados cujo objetivo é disponibilizar dados de interesse público aos internautas da região Centro-Sul do Rio Grande do Sul.

Telefone: (51) 3692-2282

Whatsapp: (51) 99200-4902

E-mail: [email protected]

Política de privacidade

2024 © Clique em Camaqua | Desenvolvido através da Creative Hut.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *