Na última quarta-feira (24), o município de Ribeirão Cascalheira (900 km a leste de Cuiabá) sofreu um terremoto de magnitude 3,2 na escala Richter.
O terremoto ocorreu às 7h04 e foi registrado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP). Apesar do tremor, ninguém sentiu o movimento. Não houve danos estruturais.
Leia também – Homem de 83 anos é detido por se masturbar na frente de crianças
A escala de Richter, que varia de 1 a 10, não tem valor mínimo ou máximo. No entanto, dependendo dos danos já causados por terremotos passados, tremores de magnitude superior a 3 são sentidos na superfície e, além disso, começam a causar grandes danos. .
Vários outros tremores já foram registrados em Mato Grosso. A cidade de Porto de Gaúchos (663 km ao norte de Cuiabá) já sofreu um terremoto de magnitude 3,5 em abril de 2022.
E o município de Araguaiana (563 km a leste de Cuiabá) registrou o fenômeno em agosto do mesmo ano. Desta vez, 3,3 graus na escala Richter.
O Grupo Gazeta é uma organização de veículos de comunicação de Mato Grosso. Foi fundado em 1990 com o lançamento de A Gazeta, o jornal de maior circulação e influência do estado. O grupo inclui as emissoras Gazeta FM, FM Alta Floresta, FM Barra do Garças, FM Poxoréu, Cultura FM, Vila Real FM, TV Vila Real 10. 1, TV Pantanal 22. 1, Instituto de Pesquisas Gazetadados e o portal virtual Gazeta.