André Mendonça amplia possibilidade de renegociar acordos de leniência da Lava-Jato

247 – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, atendeu ao pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) e prorrogou por mais 60 dias o prazo para renegociar os acordos de leniência das empreiteiras da Lava. -Operação Jato.

Segundo o jornal O Globo, a decisão, tomada nesta sexta-feira (26), se deu pela falta de consenso até agora entre as partes. A AGU argumentou que era inimaginável chegar a uma solução consensual, mesmo que o governo e as empresas buscassem negociar novos termos para os acordos.

O valor devido ao governo por meio de marqueteiros ultrapassa R$ 8 bilhões, e muitos deles não pagam suas dívidas há muito tempo. As dívidas foram contraídas após as corporações confessarem crimes, como pagamento de propina e licitações fraudulentas, e se comprometerem a pagar fora dos cofres públicos.

O objetivo da renegociação é ajustar as condições de pagamento, além de falar sobre um possível alívio no valor total a ser pago. No entanto, a Controladoria-Geral da União (CGU), responsável pelas negociações, limitou os cortes. até 30% do valor devido, de acordo com as normas técnicas da equipe econômica. “Essa limitação decepcionou empresas estruturais e dificultou a renegociação da leniência. Neste momento, há cerca de R$ 2 bilhões em cortes na mesa, mas eles precisam de mais”, diz o relatório.

Um novo avanço que pode influenciar as negociações é a capacidade das empresas estruturais de usar os chamados “prejuízos fiscais” para quitar suas dívidas. Esse mecanismo permite que as empresas calculem o valor dos tributos devidos após a compensação de prejuízos ocorridos em anos anteriores. Os marqueteiros da Lava-Jato estão no vermelho há muito tempo, acumularam créditos com o sindicato.

A CGU tinha rejeitado a ideia de reduzir o montante das multas, no entanto, o recurso a prejuízos fiscais permite um alívio prático da dívida. O uso de prejuízos fiscais para reduzir dívidas que ainda não estão registradas como notáveis será permitido em 2022, após a aprovação de uma nova lei permitindo tais transações.

iBest: 247 é o canal político do Brasil em termos de voto popular

Assine o 247, pelo Pix, assine a TV 247, canal Cortes 247 e assista:

Seguir:

© 2024 Editora 247 Ltda. Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *