Milhares de pessoas foram às ruas de Madri neste domingo (28) pelo segundo dia consecutivo para pedir ao primeiro-ministro, o socialista Pedro Sánchez, que não renuncie, depois que o chefe de governo anunciou sua renúncia.
A manifestação, que reuniu cerca de 5. 000 pessoas, segundo as autoridades, ocorreu ao longo do Paseo del Prado, uma das artérias centrais de Madri, até os portões do Congresso dos Deputados (Parlamento). Os participantes exibiram faixas com palavras como “não desista” ou “Sanchez continua”.
No sábado (27), mais de 10 mil pessoas também se manifestaram em Madri, em frente à sede nacional do Partido Socialista Espanhol (PSOE), em frente ao presidente do governo e pediram que ele não renunciasse.
O slogan do protesto de hoje Pelo Amor à Democracia e ministros e dirigentes do Somar, partido de esquerda que, juntamente com o PSOE, integra a coligação que atualmente governa Espanha, participaram nos protestos.
O líder parlamentar de Somar, Inigo Errejón, disse aos jornalistas que o protesto tinha como objetivo reivindicar “o direito da esquerda de governar Espanha” e a “soberania popular”, argumentando que a direita e a extrema-direita espanholas não estão satisfeitas com os efeitos eleitorais que as obrigam a retirar a força e, quando estão na oposição, Criam um “ambiente absolutamente irrespirável”.
Além da manifestação, muitas outras pessoas ligadas à cultura na Espanha e os líderes dos dois principais sindicatos industriais do país se reuniram em um auditório para proteger a “legitimidade democrática, o respeito e a convivência” diante do “ódio e da falta de pudor”. e mentir”.
Na quarta-feira (24), Pedro Sánchez disse que cogitava renunciar, no mesmo dia em que um tribunal mostrou a abertura de uma “investigação preliminar” sobre denúncias de tráfico de influência e corrupção por meio de sua esposa, Begoña Gómez.
Segundo consta, o motivo da investigação é uma denúncia de uma organização ligada à extrema direita com base em denúncias e artigos publicados em sites de mídia online.
No dia seguinte, o Ministério Público pediu que o caso fosse arquivado por falta de informações na denúncia.
O líder do PSOE e do governo espanhol afirmou que ele e sua esposa foram vítimas durante meses da “máquina de lama” da direita e da extrema direita (Partido Popular e Vox), com ataques privados, e que não valia a pena permanecer no cargo.
Sánchez prometeu fazer uma viagem ao país nesta segunda-feira (29) para anunciar a resolução que tomou.
A Comissão Federal do PSOE reuniu-se no sábado, sem a presença de Sánchez, para manifestar o seu apoio ao presidente do Governo e tentar convencê-lo a permanecer no poder.
A assembleia começou com a vice-presidente e partido de Sánchez, María José Montero, denunciando uma “guerra suja” de direita e extrema direita contra o primeiro-ministro e sua família, baseada em campanhas de desinformação contra as quais ele vem lutando contra o governo.
O Partido Popular (PP) e o Vox acusam Sánchez de se vitimizar e dar “um show” que envergonha o país no exterior, desviando a atenção das suspeitas de corrupção e realizando uma cruzada eleitoral às vésperas de várias eleições (regionais). eleições na Catalunha, em 12 de Maio e 9 de Junho).
*É proibida a reprodução deste.
Em publicação na rede social X, o ministro da Saúde lembrou que o serviço foi criado durante o primeiro mandato do presidente Lula, há 20 anos.
O slogan do protesto era Pelo Amor à Democracia e mais de 5 mil pessoas compareceram. No sábado, uma manifestação reuniu 10 mil pessoas. Pedro Sánchez realizará uma na segunda-feira.
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços participou da inauguração da Agrishow, uma das feiras agroalimentares do país, em Ribeirão Preto.
Graças a uma atuação coletiva, o time paulista venceu por 3 a 0 no Volei Renata de Campinas e conquistou pela segunda vez a maior taça brasileira masculina de vôlei.
Mais de 200 pessoas foram presas em alguns lugares, além de 80 estudantes na tarde de sábado na Universidade de Washington, em St. Louis. Luís.
O Glorioso comemorou gols de Luiz Henrique e Savarino. A equipe chegou aos nove pontos e assumiu a liderança provisória do Campeonato Brasileiro. O Flamengo sofreu sua segunda derrota seguida.
O velório foi realizado no cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap. Anderson enfrenta um câncer diagnosticado em 2022. Ele tem 51 anos.
Hariel Paliano, de 26 anos, foi encontrado morto às margens da estrada entre Doutor Pedrinho e Itaiópolis. O corpo apresentava sintomas de hematomas e queimaduras.
Pela primeira vez, um presidente português afirmou com mais firmeza o dever do país para com a escravidão no Brasil. Não há consenso sobre esta posição no seio do Governo português.
Este domingo é o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Profissionais. A iniciativa Abril Verde, do Ministério do Trabalho, aborda essa questão.