Pesquisando encontrei a pepita: Maiakóvski, o poeta da minha juventude, morreu no dia 14 de abril, assim como minha mãe, os dois escultores da minha sensibilidade!Não sei o que significa essa coincidência. Provavelmente nada. Para mim, isso se traduz na oportunidade de não esquecer hoje a poesia que me alimentou ontem, o arroz e o feijão da minha alma. O maior poeta russo da moda, apelidado de “o poeta da revolução”, mas que escreveu coisas doces como “Todo mundo ao nascer / traz sua dose de amor, / ainda trabalho, / dinheiro, / tudo isso, / seca nossa terra do coração”. Assim como ele escreveu a epopeia sobre Lênin. Apenas uma antecipação: “Teremos que / derramar-nos / em poças de lágrimas, / Lenin / permanece / mais vivo do que os vivos. / É nossa sabedoria / nossa força e nossa arma. / As pessoas são navios. / Mesmo que estejam secas. “Mamãe garantiu minha vida me colocando na crônica social. . .
Não me senti acolhido e, em raras ocasiões, não fiquei de fora da comoção, das prisões de uma ou duas horas, do chamado compromisso. Nunca fui dado a ela, fui distante, educado e cerimonial. Assim como me julgaram, talvez suspeitassem do meu desgosto pelo oportunismo deles, aproveitando-se do heroísmo alheio para demonstrar um esquerdismo estigmatizado, como um rótulo de blusa.
Mas fui acolhido e amado pela esquerda das cicatrizes, pela esquerda da raiz, pelo idealismo, que sofreu na carne e, ocasionalmente, na própria vida. Amigos do Stuart, muitos dos quais frequentavam nossa casa na Rua Nascimento Silva e me conheciam. Quando eu ainda era pré-adolescente, ele nunca colocou no ar, nunca virou as costas para mim ou recusou um telefonema, nunca parou de me ouvir.
Bem, eu divago. . . Só agora estou pronto para verbalizar e anotar. Demorei muito. Mas, com o tempo, a máscara cai. Onde estão os revolucionários no bar Zeppelin? Nas academias, muitos deles escrevem artigos para derrubar governos de esquerda e exibir medalhas. Também trago prêmios, tomo chope e, mesmo assim, ainda me sinto um outsider na presença dele.
iBest: 247 é o canal político do Brasil em termos de voto popular
Assine o 247, pelo Pix, assine a TV 247, canal Cortes 247 e assista:
Seguir:
© 2024 Editora 247 Ltda. Todos os direitos reservados.