Alagoas recebe as primeiras doses da vacina contra dengue nesta sexta-feira (26)

Alagoas receberá as primeiras doses da vacina contra a dengue do Ministério da Saúde (MS) nesta sexta-feira (26), segundo o Ministério da Saúde (MS). Inicialmente, 12 municípios alagoanos serão contemplados com a vacina Qdenga, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau).

 

Os municípios abrangidos fazem parte da I Região Sanitária, formada pelos municípios de Flexeiras, Messias, Barra de Santo Antônio, Paripueira, Rio Largo, Maceió, Satuba, Santa Luzia do Norte, Coqueiro Seco, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel e Pilier. As informações sobre o objectivo a abranger serão publicadas posteriormente, após a publicação de uma nota técnica através do Estado-Membro.

 

Antes mesmo de receber a vacina, Sesau realizou uma série de ações nos municípios alagoanos para salvar a dengue. O objetivo é evitar que Alagoas registre uma epidemia de dengue, como já está acontecendo em vários estados brasileiros, segundo o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda.

 

“Durante a iniciativa, que abrange diversas localidades de Alagoas, foram distribuídas redes de dados e esclarecidas as dúvidas das pessoas sobre como evitar o surto de epidemias do mosquito. Agora, graças à vacina, temos mais uma arma contra os mosquitos. O conhecimento é “a arma mais eficaz contra a dengue. Com a ajuda da população, vamos superar esse desafio e eliminar a dengue em Alagoas”, disse a autoridade estadual de saúde, conclamando a população alagoana a se vacinar contra a dengue.

 

Segundo o Ministério da Saúde, a dengue faz parte de uma série de doenças chamadas arboviroses. No Brasil, o vetor da dengue é a fêmea do mosquito Aedes aegypti. Todas as faixas etárias são igualmente vulneráveis à doença, mas idosos e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e pressão alta, correm maior risco de casos graves e outras dores de cabeça que podem levar à morte.

 

Ainda segundo o Ministério da Saúde, o Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer a vacina por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Use o formulário abaixo para enviá-lo ao seu amigo.

Editor de contato: [email protected]

Contato de vendas: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *