Neste ano, a Amazônia terá temperaturas acima do normal entre os meses de abril, maio e junho, segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB). Os dados foram divulgados na manhã desta terça-feira (2) sobre um alerta de enchente no Amazonas.
Segundo Gustavo Ribeiro, pesquisador do Centro de Gestão e Operação do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), as previsões climáticas sazonais implicam chuvas acima do normal em algumas áreas do centro e norte do estado e em partes do norte da Amazônia. No segundo trimestre do 2024. In adicional, as previsões também implicam chuvas abaixo do normal em partes do sudoeste do Amazonas e no sul do estado.
Durante o alerta, a pesquisadora Jussara Cury, do SGB, também alertou sobre as previsões de cheias do rio para este ano em Manaus. Segundo o SGB, está prevista uma média de 27,21 metros para a capital e máxima de 28,01 metros no Rio Negro. Em Manacapuru, no interior do Amazonas, a média do rio é de 18,31 metros e a máxima é de 19,01 metros. Enquanto em Parintins a enchente esperada é em média de 7,17 metros e máxima de 7,58 em Boca do Acre, a enchente de Acre e Purús já afetou mais de 15 mil pessoas, segundo a Defesa Civil da Província. No dia 12 de março, a ponta do rio chegou a 20,20 metros. Outro município do estado que também tem sofrido com a chegada das águas é Envira. A cidade declarou estado de emergência no dia 4 de março, após a cheia dos rios Tarauacá e Envira.