Força-tarefa encontra construções irregulares em área de preservação permanente

Publicado

por

Mais de 40 boletins de ocorrência de infrações ambientais foram emitidos em uma fiscalização realizada por meio de uma organização para a execução de estruturas anormais construídas na Área de Preservação Permanente (APP) do Rio Araguaia. A operação foi coordenada por meio do Ministério Público de São Félix do Araguaia (a 1. 200 km de Cuiabá), com o objetivo de mapear e processar as construções anormais.

O grupo executor, composto pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), Ministério Público Federal (MPF), Polícia Judiciária Civil (PJC-MT) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), realizou fiscalizações entre os dias 24 e 27 de abril de 2024.

Graças aos trâmites administrativos em andamento tanto do MPMT quanto do MPF, foi possível verificar que existem diversas estruturas em espaços confortáveis às margens do Rio Araguaia, dentro da faixa de preservação permanente. Violações conhecidas por meio de fotografias de satélite foram evidenciadas no local, razão pela qual os grupos produziram mais de 40 relatórios de infrações ambientais.

“A notificação administrativa expedida por meio da SEMA contra os infratores será acompanhada de intimação, que indicará a data e o horário da audiência, que será realizada no Ministério Público. O objetivo é formalizar um Período de Adaptação à Condução (TAC). ), que abrangerá os danos ambientais, bem como a celebração de acordos no domínio penal, se for caso disso. Trata-se de uma técnica interinstitucional de ponta que visa resolver, de forma extrajudicial, célere, exitosa e unificada, todos os atos ilícitos encontrados. “, disse o promotor Marco Antonio Prado Nogueira Perroni.

Além de identificar e denunciar irregularidades, a entidade gestora buscou iniciar um mapeamento de oportunidades para a regularização ambiental do domínio urbano de São Félix do Araguaia. Por isso, nesta ocasião, o MPF e o MPMT preparam uma consultoria conjunta para que o município realize estudos para identificar e delimitar os espaços ocupados às margens do Rio Araguaia, bem como ceder preventivamente novas ocupações no domínio e preparar uma Cessão de Regularização Fundiária Urbana (Reurb).

“O toque final do procedimento de regularização fundiária trará benefícios socioambientais significativos, pois proporcionará segurança jurídica aos proprietários e comerciantes que possuem ou ocupam casas sujeitas à regularização”, acrescentou o promotor Guilherme Tavares, membro do Grupo de Trabalho da IV Câmara de Coordenação e Revisão (GT – Araguaia-Tocantins), dos movimentos conservacionistas dessa bacia.

Ultimamente, estão em andamento duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, criadas para ampliar. . .

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Invasão Zero aprovou, nesta segunda-feira (29), em reunião ordinária, 3 requerimentos deliberativos. Um. . .

A Assembleia Legislativa, o Instituto da Memória, promove uma feira de artesanato organizada por meio do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher. . .

Integrantes da Polícia Militar do Batalhão Móvel de Patrulhamento Tático Ostensivo (Rotam) prenderam dois homens, de 23 e 22 anos, por posse de arma de fogo. . .

Índice/ODOC – Uma mãe prestou queixa contra uma creche pública da comunidade de Pedregal de Cuiabá por falta de. . .

Conteúdo/ODOC – Um vídeo que circula nas redes sociais mostra dois policiais do Exército agredindo duas crianças como técnica para deter duas. . .

A primeira-dama de Mato Grosso, Virgínia Mendes, vai lançar, nesta terça-feira (30), projetos habitacionais do programa habitacional SER Família, em Paris.

O Mutirão de Citoyenneté, organizado por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e criado por meio da primeira-dama de São Paulo, foi organizado pelo presidente da República de. . .

Estão abertas as inscrições nesta segunda-feira (29) para a 2ª edição do SuperChef da Educação – Melhores Receitas da Rede. . .

Conteúdo/ODOC – Negociado na semana passada por R$ 7 milhões para vestir a blusa do Botafogo, o lateral-esquerdo Cuiabano,. . .

Neste domingo, em partida válida pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, o Internacional enfrentou o Atlético-GO no estádio Beira-Rio e. . .

No último domingo, em partida válida pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, o Internacional enfrentou o Atlético-GO no estádio Beira-Rio. . .

A GR8 Tech é uma fornecedora estrangeira de iGaming de alto desempenho para indústrias nacionais e estrangeiras.

São Paulo é a maior cidade do Brasil, o coração monetário e econômico. Portanto, Ona Bet. . .

Os sonhos são um fenômeno desejável e misterioso que deixou a humanidade sem palavras ao longo da história. Em muitas tradições. . .

O senador aposta na vitória de Botelho na 1ª na capital e alerta Kalil em VG: “ele investe pouco em comunicação”

O PP aposta em uma parceria entre Botelho e Mauro para “reconstruir” Cuiabá e responder a Abílio na Justiça

Acidente envolvendo três caminhões mata mais duas pessoas e trânsito fica lento na BR-163

Botelho precisa se reunir com juiz para discutir aptidão e não descarta nova intervenção em Cuiabá

Homem argentino que estuprou e matou em MT e fugiu para seu país de origem é preso em hospital

Homicídio em fuga em Lucas do Rio Verde

Deyverson retorna determinado para a alta pressão do Cuiabá contra o Atlético-MG

GERAÇÃO RECORDE – MT aumenta em 32% a produção de etanol e se torna a segunda maior produtora do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *