Governo do Amazonas participa da VII Reunião Extraordinária do Conselho Nacional das Cidades (Concidades)

O secretário da Unidade Gestora de Projetos Especiais (SPMU) do Governo do Amazonas, Marcelo Campêlo, participou, nesta segunda-feira (29/04), da 7ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional das Cidades (ConCidades), que tomou posição virtualmente. Durante a reunião, foram apresentados dois projetos de resolução para reativar o Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS).

 

Marcellus Campêlo é o representante do Governo do Amazonas na Comissão de Saneamento dos Municípios, que reúne representantes do poder público federal, estadual e municipal, movimentos sociais, entidades da sociedade civil e do setor empresarial, para tratar de temas como saneamento fundamental. e desenvolvimento urbano.

 

Dois projetos de resolução foram aprovados durante a reunião. A primeira é a criação do Grupo de Trabalho (GT) para revisar o Decreto nº 5. 796, de 6 de junho de 2006, sobre o Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), em colaboração com a Secretaria Executiva. O prazo para a conclusão das pinturas é de 4 meses.

 

A atual minuta indica as entidades que irão compor o Conselho de Administração do FNHIS, com mandato de dois anos, a contar da data de publicação da resolução. Entre seus membros, estarão 4 representantes de entidades ligadas aos movimentos populares, 3 do setor empresarial, 3 do segmento dos trabalhadores, um representante do setor profissional, educacional ou educacional e um representante de uma organização não governamental.

 

Ao discursar na reunião virtual, Marcellus Campêlo insistiu que a reativação do FNHIS é vital para que os Estados tenham acesso a mais recursos no setor habitacional. Queremos a participação dos Estados, porque temos a oportunidade de ter conhecimento técnico para que os projetos sejam promovidos e implementados, para ampliar o acesso à moradia para outras pessoas que mais querem”, disse.

 

Marcellus Campêlo destacou que a nova regulamentação do Minha Casa Minha Vida (MCVM) para a Região Norte, anunciada por meio do governo federal, vai dificultar o acesso da população de baixa renda ao financiamento de imóveis de baixa renda. O anúncio foi feito por meio do ministro das Cidades, Jader Filho, no dia 15 de abril, em evento realizado em Belém, no Pará.

 

O secretário disse ainda que, no Amazonas, estão avançando nas tratativas para a realização da Conferência Estadual das Cidades, a recepção dos delegados e contribuições para a conferência nacional. “Já formamos a comissão constitutiva, que está elaborando o regimento interno do evento”, acrescentou.

 

Sobre o ConCidades

O Conselho Nacional das Cidades (ConCidades) é um órgão colegiado de caráter deliberativo e consultivo, nos moldes do Ministério das Cidades. É presidido pelo Ministro das Cidades, Jader Filho,

 

A principal função do ConCidades é tratar de temas como habitação, periferia, saneamento básico, mobilidade urbana, drenagem, resíduos sólidos e planos diretores, voltados para o progresso das cidades brasileiras.

 

Desempenha um papel como ferramenta para o controle democrático da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU) e permite uma discussão contínua em torno das políticas urbanas, levando em conta a autonomia e as particularidades dos demais setores envolvidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *