Segundo dados de uma pesquisa do Instituto Locomotiva e da MFM Tecnologia, publicada em dezembro de 2023, 80% da população brasileira está endividada. Também levando em conta esse cenário de inadimplência, um estudo mais recente realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), com um técnico do Banco Central, relata que 23% da população tem dificuldade de manter o controle de suas contas, e outros 42%, 6% dos entrevistados dizem que “nunca” ou “raramente” sobram dinheiro no final do mês. , de acordo com o Índice de Saúde Financeira do Brasil (I-SFB), cujo conhecimento foi divulgado através do portal InfoMoney.
De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) da Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Brasil atingiu recorde na proporção de famílias endividadas, atingindo a marca de 77,9% em 2022. Os principais recursos da dívida da economia aberta são cartões de crédito (60%), empréstimos e financiamentos (43%), cheques especiais (19%) e despesas com serviços fundamentais, como luz, gás e água (17%), como destaca o estudo de 2023. pelo Instituto Locomotiva.
Bernardo Starling Moss, CEO da Utua, empresa que tem como objetivo atuar como mentora financeira online, fornecendo comparações e informações sobre produtos de crédito, como empréstimos privados e cartões de crédito, acredita que salvar os brasileiros do endividamento é buscar recursos adequados e transparentes de dados monetários escolares de qualidade.
“O acesso ao crédito, junto com a alfabetização monetária, pode aquecer a economia e gerar empregos, criando espaço para um país com mais oportunidades”, diz Moss.
Esse tipo de debate já levou a movimentos como uma aliança entre o Ministério da Educação (MEC) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para oferecer cursos de educação monetária, com o objetivo de formar professores para ensinar aptidão monetária nas escolas.
O desejo de interferir é demonstrado por meio de estudos como uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil, que relata que 46% dos brasileiros não têm mais do que o próprio orçamento, além de uma proporção gigantesca confirmar que têm dificuldade em organizar seus gastos e gerenciar seus próprios gastos.
Para mais informações, acesse: https://utua. com. br/