O incidente ocorreu na tarde de domingo (14/04), por volta das 15h, atingindo, além da capital, as cidades de Iranduba, Manacapuru e Presidente Figueiredo.
O Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) notificou, nesta segunda-feira (15/04), a empresa Amazonas Energia S. A. prestar esclarecimentos sobre a falta de energia elétrica que deixou os municípios de Manaus, Iranduba, Manacapuru e Presidente Figueiredo sem serviço. na tarde do último domingo (14/04).
No documento, entregue na sede da concessionária na comunidade das Flores, no domínio Centro-Sul de Manaus, o Procon solicita informações, somando o total de consumidores afetados; explicação da causa do desligamento do serviço; as medidas que vêm sendo adotadas para minimizar os efeitos sofridos pela população e a reparação das perdas causadas pela interrupção do fornecimento de energia elétrica.
“Muitas outras pessoas sofreram prejuízos e a população pode recorrer de seus direitos ao Procon, a uma solicitação administrativa da própria concessionária de energia ou do Judiciário. No Código de Defesa do Consumidor existe a teoria da ameaça e quem assume a ameaça das atividades são os fornecedores. É por isso que estamos correndo para capacitar todos nessa cadeia”, disse o CEO da organização, Jalil Fraxe.
O Procon-AM deu à Amazonas Energia S. A. um prazo de 10 dias para apresentar as respostas, conforme documentação que comprove as medidas adotadas.
O Procon-AM aponta ainda que a falta de resposta possivelmente configuraria desobediência punível com sanções.
informar
O diretor-geral do Procon-AM também anunciou que os consumidores que sofreram prejuízos devido ao apagão podem registrar suas ações judiciais por meio dos canais oficiais da instituição, pelos telefones (92) 33215-4009 ou 0800 092 1512, via e-mail fiscalizacaoprocon@procon. am. gov. . br, ou em usuário na sede do instituto, na Avenida André Araújo, 1. 500, Aleixo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.