Manaus (AM) – A vacinação contra a dengue no Amazonas ganha novo impulso com a redistribuição de treze mil doses de vacina para 15 municípios do estado. O procedimento de remanejamento segue as normas do Ministério da Saúde para o combate à doença e é realizado por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas — Dr. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas. A nota técnica contendo as normas pode ser encontrada em: https://abre. ai/joeh.
As 13 mil doses são da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus. Os novos municípios contemplados com as doses distribuídas são: Benjamin Constant, Borba, Carauari, Coari, Codajás, Envira, Humaitá, Itacoatiara, Jutaí, Lábrea, Manacapuru, Novo Airão, Tabatinga, Tefé e Tonantins. O critério de variedade é baseado em critérios epidemiológicos, visando conter a disseminação da doença.
Para aproveitar e garantir a cobertura da população, o governo estadual da Saúde tem tomado medidas para distribuir essas doses aos municípios que necessitam de uma ação integrada com os serviços municipais de saúde. Cada município agenda a retirada de doses de acordo com a disponibilidade dos agendamentos dos municípios.
Assim que as doses forem recebidas, os serviços municipais de saúde, responsáveis pela vacinação nos municípios, iniciarão a campanha de vacinação contra a dengue. A diretora-geral da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressaltou a importância dessa iniciativa de redistribuição ser acompanhada por mais jovens e adolescentes de outros municípios.
“A vacina aumenta a cobertura da dengue. Convocamos todos os pais e responsáveis de crianças e adolescentes aos pontos de vacinação e que garantam que o calendário de vacinação dos elegíveis para a vacina contra a dengue esteja em dia”.
Com a redistribuição, a vacina estará disponível em 27 municípios, somando os 12 municípios cobertos pela primeira vez pelo Ministério da Saúde em fevereiro (Manaus, Iranduba, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Barcelos, São Gabriel da Cachoeira, Careiro, Nova Olinda do Norte, Manaquiri, Santa Isabel do Rio Negro, Autazes e Careiro da Várzea).
*Com da diretoria
Saiba Mais:
Febre aftosa na Amazônia livre: pastores ressaltam importância da vacinação dos rebanhos
A vacina que previne a bronquiolite em crianças pequenas é legal por meio da Anvisa
Amazonas é identificado como um dos estados livres da febre aftosa em vacinação