O concerto musical é conduzido pelos artistas da Orquestra em ferramentas e Lucimar em voz, sob a direção do maestro Bruno Barreto. As primeiras apresentações acontecerão na próxima quinta e sexta-feira, 2 e 3, às 20h, no Teatro do Sesc Palmas, com entrada gratuita e apresentação em Libras. Assim como a faixa-título, o show “Portal Amazônico” oferecerá um repertório que aborda a cultura e o herbalismo do Tocantins. Para isso, o repertório inclui outras canções de Lucimar como Flauta de Taboca, Por Entre os Dedos, Meu Tocantins, Quintal, Alumia, Sou Tocantinense, Gonzagão não Morreu, Brasilidade e Diamante Negro.
De acordo com o responsável pelo projeto, maestro Bruno Barreto, a iniciativa visa divulgar a música regional do Tocantins. “O objetivo é celebrar a autenticidade da música regional, manter sua essência e a cultura do estado”, disse. O músico Lucimar acrescenta que o repertório é repleto de sons que exaltam o orgulho de ser tocantins e celebram o colorido da cultura regional. “São composições que refletem as raízes e os valores da população do Tocantins. Cheios de emoção e autenticidade, eles levam o público a uma aventura pelas paisagens deslumbrantes e pelo patrimônio cultural do Tocantins”, conta o artista.
A comissão “Portal Amazonas” é realizada por meio da Associação Viva Música e tem patrocínio do Noticia Artes Tocantins, da Lei Paulo Gustavo, da Secretaria de Estado da Cultura. A orquestração do repertório está a cargo de Willames S. da Costa, com produção executiva de Eduardo Andrade e direção do maestro Bruno Barreto.
A Orquestra Viva Música é uma organização artística vinculada à Associação Viva Música, desenvolvida em colaboração com a Universidade Federal do Tocantins, através do Programa de Oficinas de Criação, Interpretação e Difusão Musical – OCA Musical, que nasceu do desejo de disseminar a prática e, portanto, a emoção da música instrumental de concerto. O Grupo tem participado de diversas atividades culturais, com impacto no Estado do Tocantins, entre elas: Sesc Partituras (colaboração com o Sesc Tocantins); Sexta Cultural (aliança com a ADTUR); Quarta Clássica (associação com a Fundação Cultural de Palmas); Músicos da Alegria (parceria com a Fundação Cultural de Palmas e o Hospital Geral de Palmas); e a comissão Orquesta Viva Música: Tocantins en Concierto, patrocinada por meio da Energisa, no âmbito da Lei Federal de Fomento à Cultura.
Nascido na Filadélfia (TO), nascido na Fazenda Mariquinha, morou em São Paulo (SP) e também em Portugal. Ele é identificado nacionalmente graças às suas canções, que já contam com mais de trezentos títulos, que conheceram na performance. artistas de renome mundial, como Leonardo, Chitãozinho e Xororó, Daniel, Zezé Di Camargo e Luciano, Padre Marcelo. Rossi, Rick e Renner, Peninha, Milionário e José Rico, Luan Santana, Targino Gondim e muitos mais, além de trilhas sonoras de novelas e filmes.
(Foto: Marcelo Les)