As fotografias captadas por uma câmera de segurança do programa Vigía Mais MT, percorrido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso (Sesp-MT), constituem indícios de uma tentativa de homicídio registrada em Nobres (a 120 quilômetros de Cuiabá).
Um adolescente de 17 anos identificado como o atirador foi preso minutos após o tiroteio. Todo vídeo captado pelas câmeras do programa tem uma fórmula de certificação que o torna prova de crime. Com isso, fotografias podem ser anexadas a processos judiciais como um componente do conteúdo que comprova o crime. A cidade de Nobres é cem por cento monitorada por meio do programa Vigia Mais MT. São mais de 120 câmeras instaladas no perímetro urbano em pontos considerados estratégicos pela polícia. A tentativa de homicídio ocorreu na tarde de sábado (27) no Jardim Petrópolis. A Polícia Militar localizou a vítima caída nas proximidades do local do crime.
O jovem de 19 anos disse que estava na estrada quando o jovem chegou e atirou nele. Para se proteger, ele fugiu, mas acabou ferido no braço. O momento em que o jovem chegou ao local e perseguiu a vítima com a arma na mão, foi registrado em vídeo. Assim que as informações sobre o culpado foram colhidas, a polícia agiu e prendeu o jovem com a ajuda de testemunhas alguns minutos depois. O suspeito precisou ser atendido e depois levado para a sede policial, onde um policial registrou o boletim de ocorrência. Em seguida, foi repassado à Polícia Civil, que ficou encarregada de conduzir a investigação. Também foram apreendidos um revólver calibre 38 e seis munições. A vítima foi socorrida por familiares e levada para o hospital da cidade.
O programa Vigia Mais MT foi instituído pelo governo em março de 2023. Antes mesmo de seu lançamento, o programa já havia sido apresentado a prefeitos e instituições, que prontamente manifestaram interesse em aderir. O dispositivo foi entregue após a formalização de um acordo de colaboração. A instalação das câmeras é de responsabilidade do parceiro. Após a instalação, o CIOSP terá acesso a todas as imagens capturadas. Os critérios para definir o número de câmeras destinadas a cada município levam em conta a população, a fonte de renda compatível com a população e o índice de criminalidade. Os problemas de instalação são explicados com base no estudo e pesquisa de conhecimento criminal e planos estratégicos de ação desenvolvidos por meio de órgãos de segurança pública: Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil e Corpo de Bombeiros. O programa Vigia Mais MT é aberto ao público e a pessoas físicas, familiares e jurídicas. entidades, organizações, entidades, conselhos, associações empresariais da administração pública federal, estadual e municipal, bem como consórcios públicos intermunicipais.
Assista ao vídeo:
Participe do MidiaNews no WhatsApp e receba atualizações em tempo real (CLIQUE AQUI).