Frente Agropecuária propõe intervenção estatal diante do bloqueio de produtos em Mato Grosso

Publicado

por

As principais pautas relacionadas ao setor agropecuário são debatidas por meio da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), a maior da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e que conta com 18 dos 24 deputados do Poder Legislativo. Nos primeiros 4 meses deste ano, foram realizadas quatro reuniões ordinárias para discutir temas como o Fundo para a Agricultura Familiar, a conservação e o desmatamento ilegal no Pantanal, a fórmula de controle de aptidão física e, mais recentemente, a chamada “moratória da soja e da carne”. , o que pode simplesmente limitar o mercado de produtos mato-grossenses, mesmo que sejam produzidos legalmente.

Na última assembleia da FPA-MT, realizada na penúltima terça-feira de abril, os parlamentares se comprometeram a propor a intervenção do Estado para se opor ao boicote às empresas de produção agropecuária em espaços abertos, ainda que legais, da Amazônia Legal. A “moratória da soja” e a “moratória da carne bovina” visam combater o desmatamento, mas distinguem entre legal e ilegal, bloqueando toda a produção de áreas desmatadas, mesmo que esteja em conformidade com o Código Florestal Brasileiro. Isso pode levar a perdas econômicas e até inspirar outros compradores a limitar a indústria com o país.

O deputado Dilmar Dal Bosco (União), coordenador da Frente, disse que os deputados levarão o caso a Brasília para pedir que a Câmara poupe o boicote aos produtos. “A moratória é poupada de abrir todas as áreas, mesmo que cumpram a legislação, a partir de 2008. Vamos promover um debate com o governo do Estado, envolvendo a Frente Parlamentar Nacional Agropecuária, o Parlamento do Amazonas, com o objetivo de evitar um desafio ainda mais grave para o nosso estado e para a nossa produção”.

A deputada Janaina Riva (MDB) explica que o acordo industrial está sujeito a lei federal e estadual para atender países, basicamente da União Europeia, que buscam frear a produção brasileira, em prol de interesses econômicos. “Vamos analisar quais empresas são signatárias para que o governo possa dar a publicidade e os prejuízos sociais que Mato Grosso pode causar. Outra iniciativa seria pedir ao governo que suspenda os incentivos fiscais dados a essas empresas para forçá-las a rever sua filiação.

Outro assunto discutido na última assembleia foi o desmatamento ilegal por meio de uma indústria rural na região do Pantanal. O criminoso utilizava agentes químicos, causando danos à flora e fauna da área, disse o deputado Carlos Avallone, que é integrante da FPA-MT. que o uso desse tipo de produto é proibido por meio da Lei 11. 861/2022, Lei do Pantanal, e que a ALMT discutirá com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) estratégias e equipes para identificar esse tipo de ação e agir de forma mais temporária para evitar danos como o registrado recentemente. “Vamos falar sobre o uso de imagens de satélite para visualizar crimes como esses. “

A próxima assembleia da FPA está marcada para o dia 21 de maio, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), em Cuiabá. Além da bancada parlamentar, representantes do setor produtivo que compõem o Fórum Agro-MT também participam das assembleias.

Assista à TV Assembleia aqui.

A cantora e compositora Renata Crizanto, de Alta Floresta, inicia nesta sexta-feira (3), uma nova exposição com um repertório original eclético. . .

Pautas semelhantes ao setor produtivo agropecuário estão sendo debatidas por meio da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), a maior da Assembleia Nacional. . .

Um dia após o encerramento das atividades do 16º Espetáculo de Dança de Mato Grosso, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso. . .

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Estado de Goiás – FICCO/GO lançou, nesta terça-feira (30), a operação da Força Integrada contra o Crime Organizado. . .

Conteúdo/DOC – Um rapaz conhecido como Joaquim Divino Guimarães, de 52 anos, brutalmente assassinado e espancado em. . .

A Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFVA), da Polícia Civil, apresentou na manhã desta terça-feira o. . .

O secretário de Estado da Educação, Alan Porto, apresentou o Plano Decenal da Educação nesta segunda-feira (29) no Seminário Internacional de Educação. . .

A campanha nacional de atualização do rebanho, realizada por meio do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, vem sendo realizada pelo Estado. . .

Em entrevista ao programa Macro em Pauta, da Exame, nesta segunda-feira (29. 04), o governador Mauro Mendes destacou as perdas sofridas pelos espanhóis. . .

Conteúdo/ODOC – Luiz Fernando Iubel, que ocupava o cargo de técnico interino desde o início de fevereiro, deve deixar o cargo de técnico interino. . .

Nesta segunda-feira (29. 04), em partida válida pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro, São Paulo e Palmeiras se enfrentaram no Estádio São Paulo. . .

Jogando em casa, pela 7ª rodada do Brasileirão Feminino, o Flamengo fez uma atuação e marcou uma derrota. . .

A GR8 Tech é uma fornecedora estrangeira de iGaming de alto desempenho para indústrias nacionais e estrangeiras.

São Paulo é a maior cidade do Brasil, o coração monetário e econômico. É por isso que a Ona Bet. . .

Os sonhos são um fenômeno desejável e misterioso que deixou a humanidade sem palavras ao longo da história. Em muitas tradições. . .

O PP aposta em uma parceria entre Botelho e Mauro para “reconstruir” Cuiabá e responder a Abílio na Justiça

Homem argentino que estuprou e matou em MT e fugiu para seu país de origem é preso em hospital

Homicídio foragido da justiça cometido em Lucas do Rio Verde

Deyverson retorna determinado para a alta pressão do Cuiabá contra o Atlético-MG

GERAÇÃO RECORDE – MT aumenta em 32% a produção de etanol e se torna a segunda maior produtora do país.

Acidente envolvendo três caminhões mata mais duas pessoas e trânsito fica lento na BR-163

Botelho precisa se reunir com juiz para discutir aptidão e não descarta nova intervenção em Cuiabá

Carlos Avallone destaca o papel de Dante de Oliveira na reativação da democracia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *