Na última terça-feira (23), na sala 01 do GEP (Pesquisa, Ensino e Gestão) do Hospital Universitário da Universidade Federal de Grandes Dourados (HU-UFGD), vinculado à Ebserh, promovido por meio do Comitê de Saúde Indígena e coordenado por meio da Enfermeira de Saúde Indígena, Luciana Comunian, realizou o Simpósio de Saúde e Nutrição dos Povos Indígenas de Mato Grosso do Sul.
O objetivo do Simpósio é proporcionar e discutir, com a comunidade hospitalar, a verdade nutricional dos povos indígenas de Mato Grosso do Sul. A ocasião foi voltada para a comunidade hospitalar, ou seja, residentes, acadêmicos e colaboradores que prestam assistência direta. O Simpósio convidou para o Simpósio de formação do Conselho de Administração, o Superintendente do HU-UFG, Dr. Hermeto Macario Amin Paschoalick, a Reitora da Universidade Federal da Grande Dourados, Sra. Livia Gussoni Basile, a Vice-Reitora de Extensão e Cultura, a coordenadora do Comitê de Saúde Indígena, enfermeira Luciana Comunian, a Vice-Coordenadora do Comitê de Saúde Indígena, a enfermeira Rosimayre Viana Nascimento e, na reforma do Polo Base de Dourados do Distrito Especial de Saúde Indígena de Mato Grosso. do Sul, o nutricionista Caio Gustavo Simonelli.
Para a mesa de discussão, o Comitê convidou a professora de Nutrição, Verônica Gronau, da Faculdade de Ciências da Saúde da UFGD, a professora de Psicologia, Cátia Paranhos, do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da UFGD, a enfermeira e pesquisadora Gislaine Recaldes, do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Populações Indígenas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e a nutricionista, Mestre em Alimentação, Nutrição e Saúde, Caio Gustavo Simonelli, da Base do Polo de Dourados do Distrito Especial de Saúde Indígena do Sul de Mato Grosso, a nutricionista residente Suellen Tenório apoiou os palestrantes. A ocasião contou com mais de 70 participantes.
Para Luciana Comunian, “essas conversas são vitais para conscientizar a rede hospitalar sobre as peculiaridades/dificuldades que a população indígena enfrenta em suas vidas”.
O evento foi transmitido pelo canal do YouTube: Ciência, Inovação e Saúde do HU-UFG e pode ser acessado no https://www. youtube. com/watch?v=cM8xCTz6s2I