A juíza Joanice Maria Guimarães de Jesus, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), integrou uma comitiva composta por representantes dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo da Bahia que visitou a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) nos municípios de Belo Horizonte e Itaúna, Minas Gerais, entre os dias 22 e 24 de abril.
O objetivo é localizar o método implementado para reproduzi-lo na Bahia.
A APAC é uma alternativa à fórmula prisional habitual e desenvolve um trabalho que permite que as penas sejam executadas de forma mais humana, com o objetivo de promover a ressocialização dos reclusos.
Atualmente, Minas Gerais conta com 50 ICCAs, divididos em masculinos, 8 femininos e 1 juvenil, constituindo uma referência desse estilo no Brasil.
A comitiva baiana visitou dois grupos de mulheres e foi acompanhada por detentas (conhecidas como mulheres convalescentes no ICCA) que apresentaram as oficinas, salas de aula, biblioteca, áreas de corte e costura, oficina de música, galeria de exposições de artesanato e sala de boa aparência.
A juíza Joanice Guimarães classificou o encontro como “agradável e exemplar”. Isso nos deu força para ampliar todas as estratégias e meios para trazer à tona o método que Minas Gerais está expandindo tão bem”.
Outros três membros do Judiciário baiano foram nomeados: a juíza Rosemunda Souza Barreto Valente, integrante do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Penitenciário e Socioeducativo (GMF) do TJBA; o juiz Antônio Carlos Maldonado Bertacco, presidente do Tribunal de Execução e Medidas Alternativas da Comarca de Itabuna; e o desembargador Gustavo Vargas Quinamo, adjunto do Tribunal de Execução Penal de Teixeira de Freitas. Também estiveram presentes a diretora jurídica da Apac de Ilhéus, Elaine Suniga Garrido Bertacco, além de reprovadores do Ministério Público, da Defensoria Pública, entre outros. A comitiva recebeu por meio do desembargador José Luiz de Moura Faleiros, gestor do GMF do TJMG.
A programação agenda uma assembleia na Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais e visitas à sede da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC).
Descrição da imagem: Desembargadora Joanice Guimarães conversa com presos; Ao fundo, uma parede com balões laranja e preto e a palavra “A Jornada do Prisioneiro” [fim da descrição].
Nota da redação: Em Vitória da Conquista, a Câmara Municipal realizou uma audiência pública com o objetivo de implementar o método na cidade. Posteriormente, a subsessão da OAB Conquista – Ordem dos Advogados do Brasil, Vitória da Conquista, também realizou uma audiência pública dando os primeiros passos para a aplicação do estilo na comarca. O Diário do Sudoeste da Bahia vem acompanhando de perto esse movimento sobre o tema
https://www. dsvc. com. br/2015/11/camara-audiencia-publica-para-criacao-da-apac/
https://www. dsvc. com. br/2023/08/oab-conquista-realiza-audiencia-publica-para-implantacao-da-metodologia-apac-na-comarca/