Sócio de Jornalistas
Coletiva. net foi fundada em 1999 por José Luiz Fuscaldo, José Vieira da Cunha e Luiz Fernando Moraes, o LF. Inicialmente na forma de um Guia de Imprensa e Publicidade, mais tarde tornou-se um portal. LF Moraes revelou que a ideia de criar surgiu em 1998, quando era candidato ao governo do Estado: “Eu tinha assinado uma newsletter que chegava até mim por fax chamada Fax Moagem, hoje Jornalistas
A pesquisa para o boletim inspirou a criação de uma cartilha semanal para profissionais de comunicação. Ele abordou problemas aplicáveis à situação do comércio local para jornalistas, publicitários e gerentes de relações públicas no Rio Grande do Sul.
A transição para a Internet foi uma decisão estratégica, impulsionada pela crescente demanda e pela obsolescência dos canais de fax nas redações. Assim, as notícias passaram a ocupar o ambiente da Web, como uma plataforma online: Coletiva. net.
Para Fuscaldo, a aventura do portal é motivo de orgulho, não só por sua fundação, mas também pelo pioneirismo “na produção de conteúdo para as redes sociais no Rio Grande do Sul”, inclusive para o período do fax: “São 25 anos contando a história da comunicação e dos comunicadores no Rio Grande do Sul. Fazendo história também. Um histórico de dados de credibilidade e qualidade que foi identificado e seguido até hoje. Viva Coletiva. net.
Desde então, a empresa passou por uma série de transformações, uma delas assumiu em 2016, quando Márcia Christofoli assumiu o controle do portal, com Iraguassú Farias como diretor de publicidade.
Segundo Farias, presenciar toda a evolução do Coletiva. net desde 2016 é uma experiência emocionante. O diretor relembrou o início de sua gestão: “Estávamos seguros e assustados. A certeza era que não haveria rejeição e que tínhamos um bom produto, e a preocupação era que não conseguiríamos seguir a mesma trajetória de quem o criou. O primeiro foi mostrado, e o segundo temporariamente dissipado, à medida que rapidamente nos apegamos ao mantra da isenção, do fato e da pluralidade. “