As operadoras de telecomunicações Claro, TIM e Vivo introduziram o roaming no Rio Grande do Sul para que seus consumidores no estado possam se conectar à rede de internet. A medida funciona para quem usa planos pós-pagos ou pré-pagos e habilitou o recurso.
Os usuários que acessarem o sinal de disponibilidade não terão que pagar nenhuma taxa adicional. Para saber como ativar o recurso em seu dispositivo, consulte as instruções abaixo.
Saiba Mais:
Dependendo do dispositivo que executa o sistema operacional Android, alguns espaços internos podem ter outros nomes, como mostrado abaixo.
Andróide:
Depois de ativar o roaming em um dispositivo Samsung, abra “Configurações de rede” na tela “Redes móveis”, como mostrado na terceira etapa acima, e permita a opção “Seleção automática”. Em um Motorola, role para baixo até “Rede móvel”. “domain” e no modo “Select Network Automatically”.
IOS:
Condições do Operador:
O governo do Rio Grande do Sul reformulou o SOS Canal Rio Grande do Sul, criado em setembro de 2023 devido às enchentes que atingiram o Vale do Taquari, para obter doações monetárias após o início da recente crise na região.
A transferência de títulos pode ser realizada pelo código Pix 92. 958. 800/0001-38, que é o número do CNPJ vinculado ao Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul). O dinheiro arrecadado será usado para ajudar os afetados. e reconstrução da infraestrutura municipal.
A prefeitura de Porto Alegre também disponibilizou sua chave Pix para permitir contribuições que serão doadas exclusivamente às vítimas das enchentes. Para retirá-los, os doadores podem transferir qualquer valor para o CNPJ da instituição municipal: 92. 963. 560/0001-60.
A empresa Globo, por meio do site Pra Quem Doar, centralizou diversas organizações que querem doações, como Ação da Cidadania, Central Única das Favelas (Cufa), Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD) e Movimento União BR.
Há também diversas peças que podem ser doadas à população das áreas afetadas, como alimentos não perecíveis, colchões, roupas, sapatos e cobertores contra o frio.
Várias agências no estado do Rio Grande do Sul estão abertas para obter essas doações. A principal delas é a Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), na Avenida Ipiranga, nº cinco 311 e que funciona das nove às seis da tarde. A barraca conta com drive-thru.
Outros locais que ganharam contribuições são o Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Sul (Simers) e o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers). O primeiro funciona na Rua Coronel Ponte Real, 975, e funciona todos os dias. O ônibus fica na Rua Bernardo Pires, 415, e recebe pacotes das 9h às 19h.
As autoridades gaúchas alertaram sobre golpes e pediram aos doadores que verifiquem minuciosamente todo o conhecimento dos estabelecimentos antes de fazer transferências. Recomenda-se verificar os canais oficiais das organizações.
Para mais informações sobre como doar de outras partes do Brasil e de outros países, confira a matéria do Olhar Digital sobre o assunto.
*Com a Conexis Digital Brasil.
José Ferreira é jornalista e designer gráfico formado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso. Como redator, produziu conteúdo nas seções de Finanças e Notícias.