No ano passado, os canais do WhatsApp foram introduzidos como uma nova forma de falar digitalmente, uma técnica eficaz de mão única, oferecendo atualizações expressas de forma concertada e pessoal.
Introduzidos através do Meta, os canais são distintos dos grupos, onde a interação é bidirecional, permitindo que todos escrevam mensagens. Esse novo recurso é otimizado para permitir que criadores e administradores enviem atualizações com êxito aos assinantes.
Saiba Mais:
Os canais são separados dos bate-papos pessoais, portanto, os assinantes não podem ver os números de telefone uns dos outros. Além disso, há um diretório pesquisável onde os usuários podem ver quais canais estão disponíveis no país. Também é vital para esse acesso aos canais. É absolutamente gratuito.
Conheça abaixo alguns dos canais de WhatsApp mais populares do nosso país e o conteúdo encontrado neles.
Quem gosta das notícias e quer se manter bem informado, temporária e facilmente, pode achar uma boa ideia acompanhar a CNN Brasil. Lançado em setembro de 2023, o canal conta atualmente com 2,9 milhões de seguidores.
Com o recurso de aplicativo de mensagens, os assinantes podem ler um resumo das principais notícias interessantes da CNN no início e no final do dia, bem como ser informados sobre as principais reportagens ao vivo e todas as últimas notícias.
Clique aqui para a CNN.
Com 5,4 milhões de inscritos, o canal WhatApp da TV Globo oferece uma interação impressionante, oferecendo chamadas para ação, como quizzes, links e pedidos de reação de emojis. Isso torna inegável que o seguidor se envolve na conversa.
A TV Globo conta com o auxílio da Sinch para utilizar a ferramenta como ponto de acesso a outros produtos. Exemplo disso é uma das mensagens compartilhadas no canal em que a empresa convida seus fãs a acessarem seu número oficial do WhatsApp. Graças a isso, é concebível que a TV Globo possa enviar mensagens mais personalizadas com mais interação.
Clique aqui para acessar o canal da TV Globo.
Outro canal do Grupo Globo é o g1 notícias, que ultimamente conta com cerca de 7,9 milhões de seguidores. Por ser um canal de notícias, oferece menos interações, mas ainda transmite muitas mensagens de dados por dia.
O canal do g1 no WhatsApp é semelhante a uma newsletter, compartilhando destaques da sua página, com link para o texto completo.
Clique aqui para acessar o canal g1.
Um dos canais mais solidários do futebol brasileiro também tem um dos canais mais seguidos do país, com 5,3 milhões de seguidores. Nesse caso, a informalidade é a principal característica das mensagens do canal.
Nele, o portal Uol informa aos torcedores rubro-negros sobre as últimas notícias do clube. Um deles é o anúncio da demissão do técnico Sampaoli, que gerou inúmeros memes.
Clique aqui para acessar o canal do Uol Flamengo.
Com treze milhões de inscritos, o canal da Netflix no WhatsApp é o mais popular do Brasil, tornando-se um exemplo atraente de como empresas e logotipos podem se beneficiar desse recurso. Como a troca de mensagens entre assinantes e a empresa é permitida, a Netflix Brasil utiliza o logotipo. ferramenta de identidade.
No canal, o representante brasileiro da gigante do streaming publica textos curtos e perguntas que despertam o interesse do público, acompanhados por meio de fotos e vídeos.
Clique aqui para acessar o canal da Netflix Brasil.
Camila Oliveira é jornalista desde 2012. Curiosa e inquieta, trabalhou em diversas redações e também na área. Hoje colabora com o Olhar Digital e escreve sobre o que mais ama.
Layse Ventura é jornalista formada pela UERJ e mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC. Ela tem mais de 10 anos de experiência como jornalista, redatora e analista de SEO.