O governo federal oferece R$ 5. 100,00 para pessoas em situação de rua e em situação de rua em 369 municípios do Rio Grande do Sul; Cada círculo de familiares só pode ter acesso a um auxílio
A partir desta segunda-feira (27), famílias desabrigadas e desabrigadas de 369 municípios gaúchos terão que verificar os dados dos usuários na taxa de cada um deles cadastrados por meio dos Municípios do Rio Grande do Sul no site do Auxílio Reconstrução. O valor de R$ 5. 100,00 será pago em parcela única por meio do governo federal, limitado a um recibo correspondente aos familiares afetados pelas enchentes. Esse auxílio monetário será usado para comprar móveis, eletrodomésticos e utensílios que eles perderam como resultado. Inundações. Após a verificação dos dados pelo cidadão, o conhecimento dos parentes beneficiários será encaminhado à Caixa Econômica Federal para verificação e pagamento, em até 48 horas, na conta dos familiares cadastrados culpados. As famílias envolvidas são aquelas que moram em áreas urbanas e rurais afetadas pelas enchentes do estado e conhecidas por meio das prefeituras. O auxílio é destinado a quem perdeu bens e/ou deixou sua casa, temporária ou permanentemente. Ganhar vantagens não é possível para proprietários de imóveis comerciais que sofreram danos.
Para verificar se o pagamento único já foi liberado, o usuário culpado do círculo familiar deve fazer login periódico, com usuário e senha, no site do Gov. Br.
Cada membro da família só pode beneficiar de uma Bolsa de Reconstrução. O recebimento de diversas dessas vantagens constitui crime de mentira ideológica, previsto no artigo 299 do Código Penal, observadas as sanções penais e civis aplicáveis. O fraudador continuará tendo o direito de ressarcir a União pelo valor ganho irregularmente.
Até a publicação desta reportagem, a página oficial de verificação de funcionalidade online ainda não estava funcionando.
*Relatório elaborado com IA e dados da Agência Brasil
comentário