Problemas no Rio Grande do Sul alertam para novas enchentes para o Dia das Mães

Métropolesmetropoles. com

05/11/2024 21:17, atualizado em 05/11/2024 22:59

O domingo (5/12), Dia das Mães, no Rio Grande do Sul pode ser marcado por mais alagamentos e deslizamentos. A previsão é um alerta emitido por meio do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden).

As chuvas devem ser mais intensas, principalmente ao norte de Porto Alegre. Nessa região existem bacias do rio Guaíba, que podem permitir que as águas pluviais cheguem à capital e daí até a Lagoa dos Patos, mais ao sul. Ambas as regiões já estão às voltas com uma calamidade.

O medo da chuva permanece até a próxima segunda-feira (13/5). É possível chuva de até 150 milímetros (mm).

Além das chuvas, o vento atuará contra os gaúchos. Com a chegada de uma frente sem sangue, além da queda nas temperaturas, são esperadas rajadas de vento do sul, o que não favoreceria a entrada de água.

Como resultado, os municípios localizados na foz da Lagoa dos Patos têm alta probabilidade de sofrer inundações “severas”. O comunicado menciona: São Lourenço do Sul, Pelotas e Rio Grande. Todos eles já enfrentam turbulências semelhantes às de águas emergentes.

O Cemaden descreveu como alta a probabilidade de deslizamentos em áreas urbanas e rurais. Neste último caso, o temor é próximo a rodovias, embora não se possa excluir a possibilidade de ocorrerem em encostas gramadas.

Devido às fortes chuvas desde o final de abril, houve 136 mortes e mais de 537 mil pessoas desalojadas. Em todo o estado, mais de 2 milhões de pessoas foram afetadas de alguma forma pelos temporais. Os municípios afetados somam 446 dos 497 do Rio Grande do Sul.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), uniu esforços para alertar a população sobre a principal ameaça neste domingo.

 

 

1.

Mais no Google Chrome

Dois.

Parâmetros

3.

Configurações do site

4.

Notificações

5.

Os sites podem solicitar notificações

Você precisa se manter atualizado com as últimas notícias e receber notificações em tempo real?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *