PF investiga Enem falso para cobrar taxas de registro de empréstimo

O Inep (Instituto Nacional Anísio Teixeira de Estudos e Pesquisas Educacionais) acionou a Polícia Federal para investigar uma falsificação que imita o canal oficial de inscrições do Enem 2024. A página leva o aluno a uma aba de pagamento, onde o golpe é aplicado.

O exame é uma das principais portas de entrada para o ensino superior, utilizado por meio de estabelecimentos públicos e pessoais como critério de variedade, além de ser requisito para sistemas como Sisu, Prouni e Fies.

Na sexta-feira, o instituto publicou uma nota alertando sobre um golpe em relação à inscrição para o exame.

Como funciona?

Os golpistas criaram uma página falsa que imita a página dos participantes do Enem. No site, o estudante precisava apenas preencher seu CPF e era redirecionado para uma página de pagamento, simulando as taxas de inscrição.

O Enem tem taxa de inscrição de R$ 85 e em 2023, por exemplo, obteve 2,7 milhões de inscrições. Com isso, os golpistas visam confundir os acadêmicos e enganá-los para que paguem pagamentos por meio do site falso.

Enem 2024: veja inscrições e datas

Inquérito EFP

O Inep publicou uma nota alertando os estudiosos sobre esse golpe e informando que acionou a Polícia Federal para investigar os culpados da página e encerrá-la.

Alerta do Aluno

Antes de se inscrever, há algumas coisas que você deseja verificar para não cair em golpes. Por favor, consulte as precauções abaixo:

As inscrições só podem ser feitas enem. inep. gov. br/participante.

Cadastro em cadastro que forneça ao aluno usuário e senha para o sistema do Inep. Por esta razão, você será capaz de verificar a localização do cheque e seus efeitos mais tarde.

O comprovante de pagamento só é obtido após acessar a fórmula do INEP com o usuário e senha criados.

A questão é do Banco do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *