Sefaz e Detran alertam contribuintes sobre golpes de ‘sites duplos’ ao pagar IPVA

A Sefaz (Secretaria de Estado da Fazenda) e o Detran (Departamento Estadual de Viação) alertam a população de Mato Grosso do Sul sobre os estilos de vida dos chamados “sites duplos”, usados para aplicar golpes monetários aos contribuintes para pagar o IPVA, que vence no dia 31.

Usando o mesmo design, que é a aparência da página online, e uma aparência semelhante às páginas online oficiais, os golpistas usam “duplicatas” para enganar quem pesquisa o gateway de pagamento IPVA por meio de mecanismos de busca, como Google ou Bing. em vez de executar o atalho.

A página online “sefazms-gov. com” descobriu-o recentemente e usa um design muito semelhante ao portal oficial. Lá, o registro do veículo e da Renavam são solicitados para consulta e, em seguida, com o conceito de concessão de 5%. Ao reduzir o pagamento no PIX (e você só tem essa opção de pagamento), o cidadão é direcionado para o pagamento.

É nesse momento que o golpe se aplica, pois o pagamento é feito na conta do golpista, e não após efetuar o pagamento na Sefaz-MS. Feito o pagamento, não há como receber o dinheiro e o IPVA fica devido ao erário público.

Como cair em golpes

O diretor de tecnologia de dados do Detran, Robson Alencar, orienta a população a não cair nesses golpes. “A principal recomendação é dar uma olhada no domínio que hospeda a página online para ver se é oficial. Se é oficial, é GOV. BR e se vem do governo de Mato Grosso do Sul, é MS. GOV. BR. Nenhum site do governo termina na Arraycom”, diz Alencar.

O Governo de Mato Grosso do Sul ressalta que o IPVA pode ser acessado e pago em www. sefaz. ms. gov. br/ipva. As licenças podem ser verificadas e pagas por meio do portal Meu Detran, que pode ser acessado em www. meudetran. ms. gov. br.

Na dúvida, o cidadão pode procurar ajuda em uma das agências do Detran e verificar a autenticidade das dívidas. Além disso, as dívidas podem ser quitadas por meio de diversas táticas e apenas por meio do PIX.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *