Enem 2024: cidadãos gaúchos podem se inscrever até sexta-feira

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 seguem abertas até esta sexta-feira (21) exclusivamente para cidadãos gaúchos, devido à calamidade pública que afetou o estado em maio.

Desde domingo (16), as inscrições reabriram online e devem ser feitas pela página dos participantes, com conexão direta ao portal do governo federal no Gov. br. Os participantes cuja senha foi salva poderão recuperá-la no mesmo site.

Além da inscrição, os participantes também poderão solicitar atendimento por meio de chamada legal (se for o caso) e atendimento especializado, com recursos de acessibilidade para outras pessoas com deficiência (PcD).

Durante o período normal de inscrições, que terminou na sexta-feira (14), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) Anísio Teixeira registrou mais de 259 mil inscrições de candidatos gaúchos.

No entanto, o Ministério da Educação (MEC) e o Inep alertam que a isenção de pagamento não garante a participação no Enem 2024. Os cidadãos gaúchos interessados precisarão se inscrever online para verificar sua presença em qualquer um dos dias do exame.

O Ministério da Educação, no entanto, avalia a disposição de aplicar as provas no Rio Grande do Sul em uma nova data.

O Enem 2024 decidiu que, no primeiro dia das provas, além da redação, serão aplicadas linguagens, humanidades e suas tecnologias, e o jogador responderá às questões da prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol). selecionados no ato da inscrição. A aplicação terá duração de cinco horas e 30 minutos.

No segundo e último dia do ENEM, serão aplicados testes sobre fitoterápicos e suas tecnologias. A aplicação terá duração de cinco horas.

O Enem é a principal forma de baixar uma vaga em uma instituição de ensino superior, como universidades (públicas e privadas), escolas e institutos federais, por meio da fórmula variedade unificada (Sisu), bolsas de estudo por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni); ou investimento de fim de curso do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

Os efeitos individuais do Enem de estudantes brasileiros também podem ser usados nos processos seletivos de instituições de ensino superior em Portugal, que têm convênio com o Inep para aceitar efeitos de exames.

Para mais informações, acesse o portal do Inep, a página com o número máximo de dúvidas comuns sobre o Enem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *