A atividade turística é capaz de ajudar o Rio Grande do Sul a reconstruir sua economia, principalmente com os 3 aeroportos, novos ou ampliados, que vão operar em áreas de grande atração turística, disse o ministro do Turismo, Celso Sabino, ao participar nesta quarta-feira (19). no programa Bom Dia, Ministro, produzido por meio do Canal Gov da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). “Estamos esperançosos e determinados a fazer dessa atividade econômica a locomotiva que leva à retomada do progresso econômico no Rio Grande do Sul”, disse.
Segundo ele, a expectativa é que, com a recuperação dos espaços afetados pelas enchentes no estado, o turismo se recupere e, possivelmente, se acentue ainda mais após a construção de um novo aeroporto próximo a Gramado. “Vamos sair dessa crise causada por esses eventos climáticos no Rio Grande do Sul, vamos sair dela maiores e melhores, com mais 3 aeroportos em operação, novos ou ampliados”, ressaltou o ministro.
Segundo Sabino, o ministério estuda a opção de construir um novo aeroporto na Vila Oliva, município da zona rural de Duque de Caxias, a cerca de 20 ou 30 quilômetros de Gramado. “Também estamos apostando na ampliação dos aeroportos de Canela e Caxias. E não tenho dúvidas de que o aeroporto Salgado Filho voltará a operar plenamente mais rápido do que imaginávamos”, disse.
Ele lembrou que o “grande gargalo” no turismo, junto com as enchentes que devastaram o estado, a falta de operação dos principais aeroportos. Principalmente o Salgado Filho, em Porto Alegre, que ganhou o maior número de turistas direcionados para as principais áreas turísticas do Rio Grande do Sul, que são Serra Gaúcha, Bento Gonçalves, Gramado e Canela”, completou.
Celso Sabino disse que entre os esforços do governo federal para tornar o turismo um motor da retomada econômica no estado está uma cruzada chamada “Não cancele, remarque”, para inspirar visitas de longo prazo ao Rio Grande do Sul.
“Estamos liderando uma cruzada para arrecadar orçamento para reconstruir a infraestrutura pública de turismo no Rio Grande do Sul, com vídeos promocionais de atrativos turísticos gaúchos. Há, inclusive, um QR Code para que outras pessoas possam fazer doações para reconstruir a infraestrutura pública e turística do estado”, explicou.
O ministro também destacou linhas de financiamento seguras, a juros baixos, de um fundo que será usado para reconstruir infraestrutura sustentável. “É um recurso que os micro e pequenos comerciantes de turismo do Estado podem obter a uma taxa de juros que começa em 3,5% ao ano. Estes são recursos muito interessantes, com muitas comodidades para obter uma graça muito longa e um pagamento longo. “
Durante a programação, Celso Sabino acolheu algumas questões da chamada “PEC das Praias”, que estabelece novas regras para a posse e controle dos chamados terrenos da Marinha, aqueles que estão a até 33 metros da altura. Linha . tide.
O texto da proposta foi aprovado em dois turnos na Câmara dos Deputados e está sendo discutido ultimamente no Senado.
Segundo o ministro, a proposta é polêmica, mas tem alguns pontos, como maiores lucros para o governo, geração de emprego e renda, além de investimentos “em locais onde não há infraestrutura instalada”.
O presidente argumenta que, em troca de um incentivo fiscal, o setor pessoal terá que oferecer compensação.
Segundo o Itamaraty, esses fatos são incompatíveis com os compromissos da Bolívia com o Mercosul, patrocinados pelo Protocolo de Ushuaia.
Somente no ano passado, 130,7 bilhões de transações bancárias foram feitas via smartphones, o que representa um aumento de 22% em relação a 2022.
O exército ocupa o centro de La Paz e entra no palácio presidencial. Mais cedo, o presidente boliviano, Luis Arce, denunciou a “mobilização irregular” de algumas unidades do Exército.
O preço representa um aumento real de 30,4% em relação ao mesmo mês do ano passado. Este é o segundo pior déficit para os meses de maio desde 2020, no início da pandemia de covid-19.
O presidente pediu ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que se comunique com as autoridades do país. Mais cedo, o presidente boliviano, Luis Arce, denunciou a “mobilização irregular” do Exército no país, que teme um golpe de Estado.
Um relatório global publicado nesta quarta-feira (26) destaca que, em 2022, mais de 292 milhões de pessoas consumiram alguma substância psicoativa.
A Justiça determinou o esvaziamento dos bens da Rua da Consolação a pedido da prefeitura da capital
A Rede de Atendimento às Pessoas Atingidas pela Violência do Estado pediu ao MPF que desarquive e federalize casos como o massacre do Jacarezinho, que deixou outras 27 pessoas mortas.
O sistema de metas de inflação, em vigor desde 1999, sofreu alterações. No atual regime de metas, o governo estabelecerá uma meta que, na prática, será permanente.