Golpe do IPVA: empresa identifica 40 sites fiscais falsos; Descubra como fazer você mesmo

Publicidade

Usuários de redes e contribuintes no Brasil devem ficar atentos a uma nova onda de golpes conhecidos por meio da empresa de cibersegurança Kaspersky. A empresa criminosa possui nada menos que 40 imóveis falsos e usa a Arrecadação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (LPTI) como disfarce para mentir às vítimas.

Ao pesquisar pelo termo IPVA no Google, diversos links são apresentados como patrocinados, para dar credibilidade ao golpe e aparecem entre os primeiros resultados. Isso significa que os criminosos são computadores válidos apresentados através do buscador para realizar suas fraudes.

A página criada pelos golpistas se passa pelo site oficial e apresenta uma reprodução ao usuário. Ao solicitar o pagamento do IPVA ou conferir as multas, a página falsa oferece a opção de pagamento de PIX ou boletos bancários. Assim que a movimentação é feita, o dinheiro é enviado para os golpistas.

Existem táticas para identificar uma página online falsa ou fraudar um pedido de dinheiro. Vale a pena ficar atento a certos sintomas, como promessas muito vantajosas, contatos não solicitados ou pedidos imediatos de dinheiro. Além disso, a Kaspersky alerta contra erros gramaticais, que podem implicar que o processamento é ilegítimo. Portanto, é vital manter alguns sintomas no cérebro e tomar medidas:

Publicidade

Invista no que está alinhado com seus objetivos. Cadastre-se na Agora Investimentos

Ao oferecer meu conhecimento, concordo com a política de privacidade de conhecimento do Estadão.

Invista em informação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *