O Rio Grande do Sul foi novamente atingido pelas chuvas neste final de semana. O Lago Guaíba voltou a crescer e algumas ruas de Porto Alegre ficaram alagadas, gerando novos alertas da Defesa Civil. No Tigre, uma chuva de granizo com pedras de gelo do tamanho de ovos atingiu a cidade, 80% das casas tiveram telhados danificados. Os dados são da MetSul.
A ponta do Guaíba subiu 23 centímetros em 11 horas, o que elevou a água para 4,63 metros. O ponto de alerta é de cinco metros e o ponto de inundação é de 6 metros.
Na semana passada, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já havia alertado para o perigo com novas chuvas previstas para o fim de semana. O estado ainda se recupera dos temporais de maio, que deixaram dezenas de mortos e milhares de desabrigados na região metropolitana de Porto Alegre.
“Alerta em caso de chuva e, ocasionalmente, vento forte, raios e possível granizo”, informou nota da Defesa Civil do RS na noite deste domingo (23).
Saiba Mais
Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é cientista e editor do Olhar Digital.