Acre e Peru estabelecem comércio e estreitam relações comerciais

© 2023 ContilNet News – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado através da TupaHost

O Governo do Acre, as Secretarias de Estado da Agricultura (Seagri) e da Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), têm ampliado o setor com as regiões andinas. Na segunda-feira, 24, o chefe da Seagri, Luiz Tchê, o diretor de alfândega da Seict, Marcos Moraes, e o coordenador da Câmara Técnica de Comércio Exterior, Alejandro Salinas, visitaram fabricantes no Vale Sagrado de Urubamba, no Peru.

Marcos Moraes explicou que o objetivo da programação realizada na região é identificar uma troca de sabedoria e relações publicitárias entre os agroindustriais do Acre e os do Vale Sagrado, identificando o Quadrante Rota Rondon como um salão para os industriais já identificados. . relações bilaterais e prospecção.

“Urubamba é conhecida como a ‘capital do milho’. Junto com o secretário Luiz Tchê, aprendemos as técnicas da moda de sustentabilidade e controle ancestral, com a produção de alimentos orgânicos de alta qualidade”, disse Moraes.

O secretário Luiz Tchê disse que o Acre vai exportar as técnicas do projeto Vaso Pleno, que é um estilo de produção de hortaliças, que consiste em uma fórmula que reduz mão de obra, uso de água, nutrientes, energia elétrica e tempo de colheita, em 30 dias a menos do que os métodos clássicos. .

“Essa troca de relatórios sobre o controle sustentável priorizado está alinhada com a política ambiental defendida pelo governador Gladson Cameli. Conhecer essa estratégia da Amazônia peruana, especialmente da região de Urubamaba, que está envolvida na escassez hídrica, contribui para o longo prazo do planeta”, analisou Tchê.

Segundo o proprietário da Seagri, o Acre vai abrir um mercado com importação de produtos de altíssima qualidade a um custo reduzido: “Tudo é orgânico e com técnicas ancestrais. Experimentei um morango que, de fato, será muito bem aceito pelo cliente do Acre, além de outros produtos.

Fabricantes peruanos foram convidados a participar da Expoacre 2024, em Rio Branco. A expectativa é que o governo consiga uma delegação de técnicos agrícolas de Urubamba e envie técnicos do Acre para a região.

Para Alejandro Salinas, o intercâmbio é uma oportunidade exclusiva para as relações industriais e o aprimoramento das técnicas agrícolas. “Promover a sustentabilidade é o grande objetivo traçado através dos representantes dos dois países”, acrescentou.

Com mais de 30. 000 hectares de área florestal, os industriais de Urubamba também manifestaram interesse em aprender sobre os usos no Acre, especialmente no que diz respeito ao controle florestal e à agricultura de subsistência em áreas de floresta tropical.

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Luiz Gonzaga, falou sobre as salinas de Maras, porta de entrada para a produção de sal à base de ervas, região básica para a economia peruana. “As fábricas de sal são essenciais para a economia local, abastecendo a província de Cusco e exportando sal para outros países. Cerca de duzentas famílias trabalham duro para tirar e vender sacos gigantes de sal, e o turismo também desempenha um papel importante, já que o domínio é um componente do mítico Vale Sagrado dos Incas”, disse Gonzaga.

A parada terminou com um rito de apreciação, no qual os criadores do Vale Sagrado presentearam os alpinistas com artefatos locais e lembranças culturais.

© 2023 ContilNet News – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado através da TupaHost

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *