O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que, neste domingo, 23, o tempo será volátil no Rio Grande do Sul, com o aparecimento de novas chuvas e queda acentuada nas temperaturas constantes entre o fim do dia e segunda-feira, 24. Há também risco de granizo e rajadas de vento de mais de 60 quilômetros por hora.
No norte do estado, choveu forte na manhã deste domingo. E na máxima do Rio Grande do Sul, o tempo fica seco o dia todo, com baixas temperaturas. Segundo o Inmet, são esperadas chuvas de mais de 50 milímetros na divisa com Santa Catarina e centro-sul do Paraná a partir do final do dia, o que pode causar transtornos.
As condições climáticas se devem ao movimento da frente sem sangue que atravessa o estado do Rio Grande do Sul. Segundo o instituto, a massa de ar seco e sem sangue também está deslocando a instabilidade para o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Segunda-feira.
Na tarde deste sábado, 22, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu dois alertas de enchentes para populações que vivem próximas a dois rios que cortam o estado. Os alertas são válidos por 24 horas.
As primeiras considerações são do rio Jacuí, partindo do município de Cachoeira do Sul. O momento alerta para considerações de desaceleração no Rio Uruguai, no município de São Borja.
O quadro público aconselha os cidadãos de espaços com histórico de inundações ou inundações a rever os espaços de risco com antecedência e permanecer neles.
A ponta do Lago Guaíba, na Usina do Gasologista, no centro de Porto Alegre, às 7h deste domingo, a 3,20 metros, o que corresponde a cinco centímetros acima da referência de alerta (3,15 m) naquele local. Guaíba ainda está abaixo do ponto de inundação, fixado em 3,6 metros
A Defesa Civil Municipal de Porto Alegre emitiu, na tarde deste sábado 22, um alerta meteorológico preventivo devido à possibilidade de temporais (entre 20 e quarenta e cinco milímetros por hora ou até 55 milímetros por dia), ventos intensos (entre 40 e 70 quilômetros por hora), descargas elétricas e possível granizo.
A prefeitura da capital gaúcha informou a população sobre a opção de cortes forçados, queda de árvores e alagamentos.
A precaução indica que as condições meteorológicas podem persistir até depois da madrugada desta segunda-feira, 24.
Face ao mau tempo, a Proteção Civil Municipal recomenda à população que se atenha às atualizações da previsão meteorológica, refugie-se num local seguro, mantenha-se afastado de postes, árvores e placas de sinalização rodoviária e publicitária, não entre em inundações, faça ajustes nos taludes e, se for caso disso, solicite assistência e abrigo temporário a familiares ou no percurso disponibilizado pela câmara municipal.
A Defesa Civil do município pode informar, por meio do telefone 199, as áreas de ameaça na cidade e as medidas pré-pontuais a serem seguidas em caso de perigo iminente. Em caso de emergência, o número do Corpo de Bombeiros do Exército é de 193 e o da Polícia Militar, de 190, que tem grupos de socorro à população.
(Com Agência Brasil)
Leia também mais
Abril Comunicações S. A. , CNPJ 44. 597. 052/0001-62 – Todos os direitos reservados.
MELHOR OFERTA