ABA promove exposição gratuita sobre datação antiga entre Pernambuco e Estados Unidos, em Recife

Durante os meses de julho e agosto, Recife recebe uma exposição informal que mostra as datas entre o estado de Pernambuco e os Estados Unidos.

A exposição “Dois Países: A História Compartilhada entre Pernambuco e os Estados Unidos” é promovida por meio da ABA Global Education, centro binacional Brasil-Estados Unidos, sediado no Consulado Geral dos Estados Unidos em Recife.  

A exposição acontece no segundo andar do prédio da ABA Inovação, no bairro de Afltios, na zona norte da cidade, e ficará aberta de 4 de julho a 31 de agosto.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da Sympla.

“A história começa com a partida de uma colônia judaica do Recife para Nova York no século XVII, passa pela primeira representação diplomática dos EUA no Brasil, estabelecida na capital de Pernambuco no século XIX, e continua com a instalação da embaixada dos EUA no domínio do Atlântico Sul durante a Segunda Guerra Mundial. com a chegada da Quarta Frota Naval dos EUA ao Recife em 1942”, disse Frederico Toscano, aguardando um pouco o que vai acontecer no evento.  

Ocasiões como a de Joaquim Nabuco, primeiro embaixador do Brasil em Washington, e a época em que o educador Paulo Freire lecionou em Harvard também são lembradas. Ao longo de sua história, Pernambuco foi o epicentro de restaurações, revoluções e revoltas contra invasões estrangeiras e despotismo político. e ele lutou muitas vezes ao lado de seus parceiros americanos.

A exposição segue uma cronologia que chega até os dias atuais e convida o público a pensar no futuro dessa relação.

A diretora da ABA English Education, Danyelle Marina, destaca a importância da exposição.

“A exposição faz parte das comemorações do bicentenário das relações entre Brasil e Estados Unidos, dando um olhar especial sobre o nosso estado/país de Pernambuco e ampliando o conhecimento do público sobre essa história rica e pouco estudada”, ressaltou.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *