Brasil perde para Polônia e se despede da Liga das Nações de Vôlei de 2024

A participação da seleção brasileira masculina de vôlei na Liga das Nações de Vôlei (VNL) 2024 terminou nesta quinta-feira, 27 de junho, a equipe perdeu para a Polônia por 3 sets a 1, virada parcial 18/25, 25/. Nos dias 23, 25/22 e 25/16, em partida disputada na cidade polonesa de Lodz, pelas quartas de final.

Darlan foi o maior pontuador do jogo, com 21 pontos, enquanto o polonês Leon, de origem cubana, marcou 18. Leal, também nascido na ilha caribenha, mas joga no Brasil, marcou mais 18.

A equipe alcançou a sétima posição geral, com seis vitórias em 12 jogos, enquanto a Polônia, atual campeã da VNL, já havia se classificado para sediar a fase final do torneio. No entanto, fizeram uma cruzada na fase classificatória, com dez vitórias. e apenas duas derrotas (incluindo uma contra o Brasil, na segunda semana da primeira fase, em Fukuoka, no Japão).

“Eles conseguiram aplicar uma agressividade que não tiveram na primeira partida, no Japão, principalmente no saque e no bloqueio, e sofremos um pouco. Em vários problemas no jogo, não conseguimos assumir a liderança. ” Acho que é uma curva de aprendizado, temos que dar o alarme o mais rápido possível e não deixar isso acontecer”, disse Cachopa em comunicado divulgado pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).

Esta é a terceira temporada consecutiva que a seleção brasileira masculina é eliminada antes das semifinais da Liga das Nações, após cair para a Polônia em 2023 e neste ano. O campeão do torneio de 2021 perdeu para os Estados Unidos por 3 a 1 na final. Quartas de final em 2022. In duas primeiras edições (2018 e 2019), terminou em quarto lugar.

Nas meias-finais, os polacos vão defrontar o vencedor do jogo Itália-França, que se disputa na sexta-feira, 28 de junho, às 12h00. em Brasília, também em Lodz. As semifinais serão disputadas no sábado e a final no domingo.

Agora, o Brasil volta suas atenções para participar dos Jogos. A equipe, que voltará ao pódio olímpico após terminar em quarto lugar em Tóquio-2020, está no Grupo B, ao lado de Polônia, Itália e Egito.

“Falta um mês para os Jogos Olímpicos, ainda podemos fazer muito, podemos dar alguns passos em frente em várias áreas. Não temos muito tempo para lamentar a derrota de hoje”, acrescentou Cachopa.

A festa olímpica do vôlei masculino acontecerá de 27 de julho a 10 de agosto. A primeira fase terminará no dia 3 de agosto, com a definição das 8 que avançarão. As quartas de final serão definidas no dia 5 e as semifinais no dia 5. no dia 7. As partidas acontecerão na Arena Paris Sul.

Bernardinho já anunciou nesta segunda-feira, 24, a convocação inicial de 25 atletas para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. Agora, ele deve convocar os 12 atletas (e um reserva) que participarão do torneio olímpico.

SAIBA MAIS | Confira o calendário do vôlei dos Jogos Olímpicos Paris 2024

Hoje não foi um dia difícil: Bernardinho começou a partida com os seis titulares mais prováveis em Paris, com exceção de Bruninho, que segue com uma lesão na panturrilha esquerda. Começou com Cachopa como armador, Lucão, Leal, Lucarelli, Flávio e Darlan, com Thales como líbero.

Mesmo diante da torcida que lotou o estádio Lodz, os brasileiros espalharam o entusiasmo dos locais desde o início e fizeram um jogo equilibrado, até 7 a 7.

Com Leal e Darlan, o Brasil marcou 9 a 7, os poloneses empataram novamente. Os comandados de Bernardinho saíram na frente no placar, os europeus chegaram perto.

A partida terminou empatada em 12 a 12, quando o Brasil marcou dois pontos seguidos e, com erros de serviço de ambos os lados, o placar ficou em 15 a 13.

Aproveitando o bloqueio, Darlan fez 16 a 13 e obrigou o ex-jogador sérvio Grbic a chamar um time-out. O contra-ataque foi inteligente para os brasileiros, que marcaram 3 gols seguidos.

Fornal deixou a Polônia para reduzir a desvantagem para cinco pontos, mas o Brasil ficou temporariamente com 20 a 14.

Os poloneses marcaram 3 gols seguidos, graças a dois ataques de Bienek, e o placar ficou em 20 a 17, obrigando Bernardinho a chamar um time-out.

Flávio fez 21 a 17 e depois Leal uma bola, dando à Polônia o 18º ponto.

A partir daí, os anfitriões perderam e o Brasil marcou quatro gols seguidos, encerrando o primeiro set com um ataque de Leal pela beirada – a bola bateu em Kochanowski.

O segundo set teve o mesmo equilíbrio do primeiro, os poloneses saíram na frente: primeiro por 6/3, depois por 7/4.

O Brasil chegou a 8 a 6 e perdeu por 11 a 8, fez 11 a 10 e obrigou Grbic a chamar tempo.

O Leão fez 12 a 10 para os europeus, o Brasil empatou novamente.

Depois de perder por 14 a 13, o Brasil marcou três gols seguidos e fez 16 a 14, obrigando o técnico polonês a desacelerar novamente.

A equipe cometeu mais erros e acabou deixando a Polônia empatar em 20 a 20, obrigando Bernardinho a impedir a partida.

Enquanto os brasileiros eram superiores em quadra, os poloneses fizeram 23 a 22 graças a um ace de Fornal. Bernardinho parou o jogo e sua equipe empatou em 23 a 23.

A Polônia chegou ao set point graças a um ataque de Lucarelli e, no ponto seguinte, Bieniek serviu bem para igualar tudo.

O Brasil venceu o terceiro set com o placar de 5 a 1, mas a Polônia reagiu e empatou o placar em 6 a 6. Os grupos seguiram trocando no placar, que chegou a 10 a 10.

Os poloneses abriram 12 a 10 e Bernardinho chamou tempo, mas continuaram marcando, abrindo 17 a 12 e forçando uma parada técnica.

A essa altura do set, o crédito do time da casa foi fácil de administrar e o Brasil não resistiu. Lucarelli lançou um ataque para fazer 20 a 14.

Aos 23 a 19 para os poloneses, Grbic parou para acertar a equipe, que controlava o placar, em 25 a 22.

No quarto set, o Brasil controlou o jogo contra a Polônia até o placar ficar em 7 a 7. Fornal deixou os anfitriões com duas vantagens e a equipe começou a cometer mais erros: 11 a 8 atrás, Bernardinho chamou um time-out.

A parada serviu para distrair ainda mais a equipe, que cometeu vários erros e viu os poloneses liderarem por 21 a 13.

Estimulada pela torcida, a Polônia teve apenas mais 4 pontos para fechar o jogo. Kochanowski errou o saque e deixou o placar em 21 a 14, mas Fornal e Bieniek controlaram para fazer 23 a 14.

Depois, foi o suficiente para o time da casa terminar em 25 a 16 e seguir até o momento no campeonato da VNL.

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *