Governo projeta R$ 680 milhões de ICMS até 2025 no Rio Grande do Sul

A União planeja pagar 680 milhões de reais ao Rio Grande do Sul, o equivalente ao reembolso do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) previsto para 2025, além de liberar outros 5 bilhões de reais semelhantes ao pagamento de ordens judiciais.

Os recursos a que o governo estadual já teria direito serão mobilizados para enfrentar a crise pública causada pelas fortes chuvas de maio.

As medidas foram anunciadas na tarde desta terça-feira (25), no Supremo Tribunal Federal (STF), por meio do ministro da Secretaria Extraordinária de Apoio ao Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, e por meio da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messie.

A antecipação do ICMS a partir de 2025 propôs à mesa de negociação acordada por meio do ministro da Justiça, Luiz Fux, para tratar do recurso interposto por meio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para pedir a extinção da dívida do Rio Grande do Sul com a União e que contou com a participação de representantes do governo estadual.

Graças à rede social não há nada de novo adicionado, valores que serão pagos no ano que vem e serão complexos até este ano”, disse Leite. O governador disse que as circunstâncias climáticas deste ano resultaram em uma perda de lucros de mais de 1,8 bilhão de reais desde maio.

O governador esperava avanços na assembleia desta terça-feira, em Brasília, com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Do valor global do ICMS, cinco bilhões de reais serão repassados ao governo estadual e outros 178 milhões de reais serão depositados nas contas dos municípios gaúchos. Outros cinco bilhões de reais, referentes ao precatório, contribuirão para a recuperação da economia estadual.

Messias lembrou que essa iniciativa se soma à medida anunciada em maio, que estabeleceu a suspensão do pagamento da dívida do Estado com a União pelos próximos 36 meses.

Os valores que serão repassados por meio da União e que serão complexos se somam aos repasses de 91,7 bilhões de reais já anunciados por meio do governo federal para financiar medidas ao estado, desde o início da crise climática.

Os repasses federais ao RS podem ser consultados pela internet no Sistema de Dados Abertos, anunciado por meio do ministro Pimenta nesta segunda-feira (24).  

Mais de 180 candidatos disseram que não participarão da segunda circular de domingo (7) para o Parlamento francês, que tem 577 assentos, de acordo com estimativas da mídia local.

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados considera que a política de privacidade da Meta corre o risco de causar danos graves aos usuários que são difíceis de reparar.

O presidente reconhece que terá que enfrentar resistência de governadores, mas promete que o objetivo do governo federal é interferir no controle de policiais civis e militares.

Países europeus como Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul possuem repositórios de rejeitos radioativos. A atividade nuclear é utilizada em indústrias como a medicina, com programas de diagnóstico e exames.

Os líderes israelenses dizem que estão encerrando uma fase de intensos combates contra o Hamas e em breve começarão a realizar operações mais direcionadas.

A operação ocorreu em junho, no Maranhão, mas o balanço foi divulgado nesta terça-feira. As quintas estão localizadas nos concelhos de São Domingos do Azeitão, Pastos Bons e São João dos Patos.

Em Copacabana, na Rua Barão de Ipanema, um elevador desabou e foi parar no poço. Alex Fernandes, funcionário da empresa que fazia a manutenção dos equipamentos, morreu na hora.

Por seis votos a três, o STF decidiu que o ex-presidente não goza de imunidade para atos oficiosos, mas que tem direito a ela para atos oficiais.

As apostas podem ser feitas até as 19h, horário de Brasília, em pontos lotéricos credenciados pela Caixa, nacionais ou online. O único jogo custa R$ 5.

O presidente venezuelano disse que uma nova circular consistirá em os Estados Unidos “respeitarem os acordos assinados no Catar e restabelecerem a discussão, de forma respeitosa, de manipulação”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *