“De Repente no Espaço”, poesia de Daniel Olímpio (PE) e Zé Viola (PI)

07/02/2024 às 18:51

Violeiro Zé Alto du Piauí ‧ Foto: Secom Tamanho da fonteA-A

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) organiza, nesta quarta-feira (3), uma nova edição do “De Repente no Espaço”. A edição de julho traz os poetas Daniel Olímpio (PE) e Zé Viola (PI). A apresentação é feita através do Iponax Vila Nova, palestrante oficial do evento. A criação de uma música acontece no mezanino 2 do Espaço Cultural José Lins do Rego, das 19h às 20h. Entrada livre. Zé Viola é a vocação artística de José de Moura, natural de Bocaina (PI). Dono de uma voz privilegiada, é um dos cantores mais requisitados nos festivais repentistas que acontecem por todo o país. Além de discos solo, nos quais interpreta lindas músicas com essência nordestina, o piauiense já gravou discos com. Moacir Laurentino, Ivanildo Vila Nova, Dedé Laurentino e outras feras. Zé Viola tem uma carreira de mais de 30 anos. Ultimamente é uma das maiores chamadas para fazer música e fazer música no Brasil. O outro convidado desta quarta é Daniel Olímpio, filho de Olímpio Antônio da Silva e Juliana de Albuquerque, nascido na fazenda Avencas, município de Gravatá (PE), em 1962. Em 1984, vendo o pai como violista profissional e os irmãos, Isaías e João Olímpio, também cantores, manifestaram preferência em participar da mesma atividade, mas não obtiveram muito incentivo da família. Apesar disso, contrariando as recomendações, pegou a viola do pai e embarcou nessa tarefa. O artista é cantor há 40 anos e já fez diversas transmissões em rádios pernambucanas, como Rádio Planalto Carpina, Rádio Difusora de Limoeiro, Rádio Cultural de Vitória, Vitória FM, Gravatá FM e Rádio Vale do Ipojuca. Participou de mais de 500 festivais e ganhou mais de trezentos troféus.

Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras, no alto da Paraíba, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o mais velho dos repentistas de hoje, Iponax cresceu com a poesia em seu cotidiano. A poesia e o violão de Ivanildo estavam no espaço e aos poucos o menino começou a precisar participar dessa divulgação da cultura popular. Fez da poesia a regra e a bússola de seu projeto de vida. Desde muito jovem levou sua arte para os cantos mais remotos do país. Um verdadeiro ativista da cultura Matuta, é um maravilhoso articulador da arte do súbito, considerado um dos nomes maravilhosos da poesia e da declamação da atualidade.

Sobre a comissão – “De repente sem espaço” é uma comissão da Funesc que faz parte dos movimentos de ocupação do espaço cultural. Em 2022, a comissão ganhou uma edição itinerante em parceria com o Detran, percorrendo 11 cidades paraibanas e participando da chamada. “De repente na Estrada”. O apresentador e palestrante oficial é o Iponax Vila Nova, coordenador da tarefa. Serviço 😀 e Repente no Espaço – julioData: 07/03, 19:00Local: Mezanino 2 – Espaço CulturalRepentistas: Daniel Olímpio (PE) e Zé Viola (PI)Apresentação: Iponax Vila NovaFree

Fonte: Secom

Para ler no celular, aponte a câmera

Disclaimer: Qualquer texto publicado na Internet pela Repórter PB não reflete a opinião deste website ou de seus autores e é dever dos leitores que o publicam.

Jornalista

Defensoria Pública

Sociedade

Deus o abençoe

Advogado

Medicamento

Comentários dos leitores

Deus o abençoe

Artista Político

Cajazeiras/PB

Cajazeiras/PB

Uiraúna/PB

Cajazeiras/PB

Projeto/PB

Itaporanga/PB

Cajazeiras/PB

Sousa/PB

Patos/PB

Patos/PB

Pombal/PB

Sousa/PB

Uiraúna/PB

Triunfo/PB

Sousa/PB

Cajazeiras/PB

Cajazeiras/PB

Princesa Elizabeth/PB

Sousa/PB

Sousa/PB

São João do Rio do Peixe/PB

Sousa/PB

© 2006-2024 – Repórter PB – Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *