Saúde e educação em Pernambuco: reajustes de servidores serão votados na Alepe

Com a aproximação do recesso parlamentar, que terá início após o feriado de São João, na próxima semana, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepep) começa a votar, nesta segunda-feira (17/06), um conjunto de projetos do governo estadual. Os problemas serão avaliados nesta manhã nas grandes comissões (Justiça, Fazenda e Administração) e devem ser apresentados ao plenário da Câmara nesta terça-feira (18).

Entre as medidas enviadas pelo governo Raquel Lyra (PSDB) ao Parlamento estão planos para reajustar salários e reestruturar as carreiras dos servidores estaduais, agregando pessoal da educação e da educação e pessoal da Procuradoria-Geral da República. Os tecidos devem ser aprovados sem dificuldade, pois chegaram a Aleppe após negociações com as categorias.

Inflação

Segundo o Executivo, as propostas estabelecem, de forma equitativa, que nenhuma categoria obterá taxa de inflação menor ou superior a 20%. Os planos também baseiam os salários no salário mínimo, que tradicionalmente era complementado por bônus.

“Nosso controle tem um compromisso muito transparente de respeitar e valorizar os agentes públicos do nosso estado. Afinal, esses profissionais estão empenhados em manter o público funcionando. Com muito esforço, conseguimos chegar a um acordo com sete categorias, fruto de muita discussão e entendimento de ambas as partes”, disse a governadora Raquel Lyra.

Negociações

O debate sobre mudanças salariais foi construído por meio de negociações expressas na mesa dos representantes sindicais. Com exceção dos professores e funcionários administrativos da escola, as demais equipes firmaram convênios plurianuais, ou seja, até 2026. Esse pacote de projetos abrangerá um contingente de 40% do total das categorias, com cerca de 80% de servidores ativos e aposentados. Os acordos entram em vigor a partir deste mês.

Comissão de Justiça

De acordo com o calendário da Comissão de Justiça da Alepe que se reúne às nove horas da manhã no Auditório Senador Sérgio Guerra, está prevista a votação de dez projetos estaduais.

Confira as que tratam das carreiras de servidor:

Área educacional:

Projeto de Lei Complementar nº 2052/2024 (Regime de Emergência). Reajusta o preço do salário mínimo para professores, analistas, trabalhadores administrativos e auxiliares – ativos, aposentados ou temporários – de 3,5% para 26,67% (neste caso, somando os mestres e doutores). De acordo com o texto, quem ganha salário inferior ao salário mínimo, equivalente a R$ 4. 580,57, terá vantagens de um reajuste retroativo até janeiro de 2024. A proposta também reestrutura as carreiras dos trabalhadores e foi aprovada pela categoria em 28 de maio.

Projeto de Lei Ordinário nº 2035/2024 (Regime de Emergência). Estabelece o número de vagas para cargos na organização ocupacional da escola pública na escola especial e na organização ocupacional da escola de música. Além disso, os cargos públicos efetivos são reintegrados. O processo visa atender aos pedidos conhecidos por meio da Secretaria de Educação e Esportes, a fim de aprovar a indicação dos candidatos no concurso público existente.

Cuidados de saúde:

Projeto de Lei Complementar nº 2053/2024 (Regime Emergencial). Promove a reestruturação da carreira das equipes de atendimento físico. Atualiza os salários dos médicos; médicos de sangue; Analista, Assistente e Assistente de Gestão em Saúde; Inspetor de Vigilância Sanitária; analista, assistente e assistente de fitness; Professor Universitário e o salário fundamental do Professor Associado da Universidade de Pernambuco.

Procuradoria-Geral da República:

Projeto de Lei Complementar nº 2051/2024 (Regime de Emergência). Modifica a estrutura organizacional da Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco, ampliando o quadro. O projeto cria cinco cargos de procurador do estado e um cargo na comissão de procurador-chefe adjunto, que serão remunerados por meio da gratificação pelo cargo de procurador do estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *