A Polícia Militar do Tocantins anunciou a Operação Temporada de Férias 2024, com o objetivo de intensificar a vigilância aberta e preventiva em áreas com circulação de pessoas e turistas no estado. Iniciada em 30 de junho, a ação segue até 31 de julho.
Nesta época do ano, o Tocantins recebe um maior fluxo de visitantes durante a época natalina, além do maior movimento de outras pessoas em áreas públicas, sejam urbanas ou rurais, devido aos feriados municipais e festividades em julho. , a operação visa acentuar a manutenção da ordem nessas regiões, especialmente nos municípios localizados às margens dos rios Tocantins e Araguaia, onde historicamente são feitos sistemas de praias com manifestações artísticas e culturais.
A Operação conta com todo o pessoal administrativo e operacional do PMTO em colaboração com os demais órgãos que integram o Sistema de Segurança Pública, empenhados em manter a ordem nos feriados e nas estradas e fronteiras do Estado.
Os policiais estarão vigilantes no combate a atos de violência de qualquer tipo, bem como incidentes de perturbação da ordem pública, vandalismo, uso de armas, tráfico de drogas, direção perigosa, roubo, jogos de azar, além de outros atos criminosos, durante um período não violento. feriados para a população do Tocantins.
O comandante-geral do PMTO, coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, ressalta que este é um mês intenso para o Tocantins e para a instituição. Além da chegada de outras pessoas às áreas litorâneas do Tocantins, nosso estado também está recebendo muitos visitantes, por isso as estradas estão cada vez mais movimentadas e estamos em condições de garantir que os visitantes e a rede desfrutem de uma época de férias não violentas em nosso estado. ” Finito.
Além do uso de policiais, a Polícia Militar intensificará a vigilância de segurança nas rodovias e nas fronteiras estaduais, por meio do Batalhão de Estradas e Fronteiras (BPMRED), com o objetivo de combater crimes como: contrabando e tráfico de drogas; além da utilização do Batalhão de Polícia Ambiental Militar (BPMA), que fiscalizará o cometimento de crimes e contravenções ambientais; e o Batalhão de Choque (BPCHOQUE/BOPE), para realizar patrulhas táticas em áreas publicitárias e residenciais. (Com dados do PMTO)