A Starlink é a maior provedora de satélites do Brasil, segundo dados públicos da Anatel. Em maio de 2024, a empresa detinha 42,5% do mercado de banda larga constante do espaço. O percentual constante equivale a mais de 200 mil atendimentos por mês.
O ranking da Anatel coloca a Starlink em primeiro lugar, com 200. 320 visitas. É seguido por Hughes, com 179. 462 visitas. As duas corporações dominam o setor no Brasil, com a terceira colocada, a Viasat, com 26. 456 acessos.
No total, o satélite responde por 0,9% do total de acessos do país. Embora esse percentual possa parecer baixo, ele aumentou nos últimos meses.
Em maio de 2023, por exemplo, o percentual era de 0,8%. Na época, a Starlink tinha uma presença bem menor no Brasil, com apenas 57. 605 acessos. A empresa cresceu mais de 3x em 12 meses, como mostram os gráficos abaixo:
Disponível no Brasil desde janeiro de 2022, a rede web via satélite da SpaceX é disponibilizada no país. O serviço ganhou popularidade não só por causa da promessa de velocidades máximas, mas também por causa da variedade de planos e preços.
Atualmente, é possível contratar o plano mais simples para casas a partir de R$ 184 por mês. No entanto, é necessário investir no kit de antenas, que custa R$ 2 mil mais IVA.
Vale ressaltar que a Starlink utiliza as antenas mais modernas do mercado, com orientação automatizada. A empresa também possui satélites localizados em órbita baixa, o que garante uma conexão sólida, com máxima diversidade e baixa latência.
Além disso, a Starlink é a única empresa que oferece planos de internet móvel via satélite para barcos e trailers.
Segundo levantamento realizado pelo site Minha Conexão, no primeiro trimestre de 2024, a velocidade média do serviço foi de 67 Mbps.
Fonte: Anatel