A primeira Parceria Público-Privada (PPP) na área fitness do Tocantins, que será utilizada para a construção, manutenção e controle administrativo da nova Maternidade e Mulher Dona Regina, foi apresentada ao mercado monetário nesta sexta-feira, 21. , um Roadshow de propriedade do Governo do Tocantins na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). A ocasião reuniu empresas líderes do setor de infraestrutura fitness e outros investidores interessados em participar da licitação, que deve se posicionar no dia 13 de agosto deste ano, também na B3.
O PPP do novo Hospital da Mulher e Maternidade Dona Regina, cujo objetivo é oferecer atenção integral à condição física da mulher nos espaços de parto, ginecologia, obstetrícia e cuidados neonatais, é uma iniciativa do Governo do Tocantins, coordenada por meio da Secretaria de Estado de Alianças e Investimentos (SPI/TO). em colaboração com a Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO) e com a Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias (Tocantins Parcerias).
Na inauguração do evento, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, ressaltou que a tarefa é prioritária para o governador Wanderlei Barbosa e tem como objetivo prestar atendimento às mulheres do Tocantins, com infraestrutura elegante e gestão eficaz.
“Temos uma participação de mercado significativa interessada em nossa proposta. O objetivo é ter muita sorte na conclusão da licitação, com o objetivo de que em breve possamos entregar essas pinturas maravilhosas para nossa empresa”, disse o diretor da SES/A.
De acordo com o secretário de Estado de Parcerias e Investimentos do Tocantins, Thomas Jefferson, o Roadshow é um dos passos básicos para o sucesso da colaboração público-privada:
“É uma grande satisfação proporcionar a vocês [na sexta-feira 21] os destaques desta importante PPP na B3, que é um símbolo de transparência e poder no mercado monetário brasileiro. Estamos confiantes de que teremos um leilão bem-sucedido, com parceiros que compartilham o compromisso de nosso governo com a saúde pública e trazem sua experiência para garantir a gestão, operação e manutenção mais produtivas do hospital”, disse Thomas Jefferson.
Para o presidente da Parcerias do Tocantins, Aleandro Lacerda, trata-se de um APP que conscientiza ao dar prioridade específica aos cuidados necessários aos habitantes do Tocantins.
“Hoje é um dia histórico. Saímos daqui confiantes de que teremos várias propostas de colaboração e que, no dia 13 de agosto, o governador estará aqui para acertar a consulta de licitação com o martelo para dar um novo passo em direção ao nosso propósito de fornecer à rede e ao estado do Tocantins, um hospital de referência em geração e atendimento às mulheres, além de proporcionar melhores situações de corrida para a equipe de fitness que corre neste campo”, acrescentou.
Após a programação do Roadshow, a Secretária Executiva do Conselho de Colaboração e Investimento (CEPI) e Superintendente do SPI/OT, Eliane Grossmann, apresentou os dados técnicos do projeto, acrescentando os elementos econômico-monetários e as facetas gerais da licitação realizada e do contrato de PPP. A apresentação também destacou os benefícios sociais dessa proposta, que prevê, entre outras coisas, a ampliação de todo o atendimento hospitalar e da capacidade assistencial com maior qualidade e eficiência, mantendo o atendimento cem por cento público. serviço.
Após a explicação, foi aberta uma área de perguntas, com o objetivo de sanar dúvidas de potenciais investidores e esclarecer dúvidas diretamente com a equipe técnica responsável pelo projeto. A ocasião também permitiu a participação online através do site da TVB3, garantindo uma ampla participação.
O contrato de PPP para a nova Maternidade e Mulher Doña Regina, que será uma concessão administrativa, terá duração de 30 anos. Por meio da aliança, a empresa premiada será responsável pela execução do projeto, agregando construção, manutenção, aquisição de equipamentos e controle administrativo. O corpo clínico, com todos os grupos de profissionais de fitness, continua a ser controlado pelo Estado.
A nova unidade hospitalar, que será construída em Palmas em terreno 6 vezes maior que o existente, terá uma ampliação de mais de 60% de sua capacidade de leitos, com opção de ampliação ao longo dos anos; e terá comodidades e equipamentos, adicionando um heliporto. Além disso, outros centros essenciais para a aptidão física feminina que antes não estavam disponíveis, como os de cuidados obstétricos e ginecológicos extensivos, também serão cobertos.
Também participaram do Roadshow o secretário-chefe da Controladoria-Geral da União do Tocantins (CGE-TO), José Humberto Muniz Filho; Kelly Barreto, diretora de PPP da Tocantins Parcerias, acompanhada de membros da equipe; membros do Comitê Permanente de Nomeações da SES/TO; e a equipe técnica da SPI/TO. (Secom/TO)