O Governo do Tocantins enviará uma nova equipe de bombeiros do Exército ao Rio Grande do Sul na sexta-feira, 21. Quatro especialistas em operações de busca, resgate e resgate devem viajar para o município de Lajeado, a cerca de 115 quilômetros de Porto Feliz.
A decisão foi tomada pelo governador Wanderlei Barbosa, após o Comando Geral dos Bombeiros Militares do Tocantins (CBMTO) ter vencido um pedido direto do Gabinete de Gerenciamento de Crises do Conselho Nacional dos Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom).
A saída da equipe está prevista para a manhã desta sexta-feira, da sede do Comando Geral, onde serão recebidos pelo comandante-geral do CBMTO, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, e demais militares. Os bombeiros estão ligados à Companhia Independente de Busca e Salvamento (Cibs), três dos quais viajarão em um veículo, transportando dispositivos rápidos para a operação. Na segunda-feira, 24, o segundo-tenente Rafael Mollo, acompanhado de seu cachorro Sky, partirá em um voo publicitário.
Lajeado, como muitas cidades do Rio Grande do Sul, está sofrendo as consequências da crise climática que atinge o Rio Grande do Sul desde o início de maio. Esta é a segunda vez que o governo do Tocantins apoia o estado enviando o exército. Bombeiros.