Mapa declara emergência animal no Rio Grande do Sul por doença de Newcastle

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou, nesta sexta-feira (19), Despacho que indica estado de emergência sanitária animal no Estado do Rio Grande do Sul A medida tem validade de 90 dias, dependendo da detecção. infecção pelo vírus patogênico da doença de Newcastle em aves publicitárias.

A declaração de abastecimentos de emergência para uma vigilância epidemiológica mais ágil com a aplicação dos procedimentos de erradicação de surtos estabelecidos no plano de emergência da gripe aviária e da doença de Newcastle.

Entre os movimentos previstos no plano de emergência estão o abate ou abate de todas as aves onde o surto foi confirmado, a limpeza e desinfecção do local, a adoção de medidas de biossegurança, a demarcação de áreas de cobertura e vigilância em todas as residências em um raio de 10 km, a definição de barreiras sanitárias, entre outras.

A população não quer se preocupar e pode continuar consumindo carne e ovos de aves, somando os da região afetada. O Cartão reforça que a ingestão de produtos avícolas inspecionados por meio do Serviço Veterinário Oficial (SVO) é mantida e sem contraindicações.

Se aprovada, entre outros objetivos, a nova lei permitirá que toda a fórmula governamental – união, estados e municípios – atue em operações de defesa agropecuária convocadas por meio do ministério, de forma mais ágil e tempestiva.

A pesquisa, realizada por meio do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA-SP), identificou por meio da Organização Mundial de Saúde Animal (OMS) como laboratório de referência estrangeiro para o diagnóstico da doença.  

A investigação epidemiológica do caso foi realizada por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi).  

É obrigatória a notificação à OMSA por infecção por vírus pertencentes à organização do paramixovírus aviário sorotipo 1 (APMV-1), virulentos em aves produzidas comercialmente.

A última aparição no Brasil ocorreu em 2006 e em aves de subsistência, nos estados do Amazonas, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

Ao se inscrever, você concorda com nossos Termos de Privacidade e Consentimento e nossa Política de Privacidade.

A Marfrig diz que uma de suas subsidiárias, a RS, “poderia ter sido afetada” por uma fusão prevista em Newcastle

Frango: ABPA e ASGAV acreditam que o efeito Newcastle merece ser limitado e esperam uma rápida retomada do comércio

Concentrado de Newcastle no RS não influencia o consumo seguro de carne de aves e ovos

Mercado de carnes vermelhas fecha a semana com estabilidade

Ministro Carlos Fávaro destaca agilidade da defesa agropecuária diante do surto de doença de Newcastle

Frango: Custos agrícolas em São Paulo sobem até 0,95% nesta sexta-feira

Ao se inscrever, você concorda com nossos Termos de Privacidade e Consentimento e com nossa Política de Privacidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *