O Rio Grande do Sul tem 203 localidades quilombolas, segundo o censo

Existem 203 sítios quilombolas no Rio Grande do Sul, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estado é o oitavo maior do país em número de estabelecimentos. O maior número de sites está no Maranhão, onde existem 2. 025, representando 23,99% dos sites do Brasil. No país, os quilombolas não foram registrados apenas no Acre e em Roraima.

Sítios quilombolas são conhecidos em 75 municípios do Rio Grande do Sul. As ocorrências foram descobertas em Porto Alegre (16), Canguçu (16), Formigueiro (10), Piratini (9), São Lourenço do Sul (9), Caçapava do Sul (7) e Pelotas (7).

O estado possui a maioria das localidades quilombolas da região Sul, que possui um total de 304 localidades, ou 3,6% do total do país.

O conhecimento surge do “Censo Demográfico 2022: Quilombolas: Alfabetização e Características dos Domicílios”, publicado nesta sexta-feira pelo IBGE. O censo populacional de 2022 estudou, pela primeira vez, a etnia quilombola dos cidadãos das localidades quilombolas e registrou mais de 1,3 milhão de quilombolas em 25 grupos da federação; Nenhum outro quilombola foi registrado em Roraima e no Acre.

O censo de 2022 encontrou 8. 441 localidades quilombolas em território brasileiro. Esses locais estão relacionados a 7. 666 comunidades quilombolas relatadas pelos informantes.

Mais de uma parte (63,81%) das localidades está localizada na região Nordeste, onde existem 5. 386 localidades quilombolas. A região Centro-Oeste tem o menor número de localidades, 278 ou 3,29% do total.

Das 72,4 milhões de famílias com emprego permanente cadastradas no Brasil, 474. 747 têm pelo menos um quilombola, o que corresponde a 0,66%.

Nas famílias ocupadas onde mora pelo menos um usuário quilombola, 88,16% dos cidadãos são quilombolas. Segundo o IBGE, esse conhecimento implica que a população quilombola vive em famílias com baixa heterogeneidade étnica entre os cidadãos.

Veja também

– Voluntários doam novas peças para casas atingidas por enchentes no Quilombo do Areal, em Porto Alegre

– RS o estado com maior número de notificações de racismo em 2023

Segundo os critérios utilizados no censo de 2022 do IBGE, localidade quilombola é qualquer local do território nacional onde haja organização permanente de habitantes quilombolas, agrupando-se aglomerações de 15 ou mais pessoas, respeitada a contiguidade espacial entre os domicílios. As localidades poderão estar localizadas em áreas urbanas ou rurais, dentro ou fora dos territórios quilombolas oficialmente demarcados.

Todas as localidades quilombolas pertencem às comunidades quilombolas declaradas no censo populacional de 2022.

A publicação fornece, de forma inédita, estatísticas sobre facetas semelhantes ao seu letramento e às características de sua casa, atributos para compreender sua verdade e exercer sua cidadania. O IBGE também publicou dados sobre sítios quilombolas, com um mapeamento inédito de sítios quilombolas no país.

As primeiras estatísticas oficiais sobre essa organização populacional no Brasil, publicadas recentemente, oferecem uma análise inédita de sua distribuição no território, bem como do número de domicílios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *