Rio Grande do Sul confirma 25 mortes por leptospirose

Mais de dois meses depois das primeiras enchentes registradas no Rio Grande do Sul, o estado já registra 546 casos confirmados de leptospirose e 25 mortes pela doença.

Dados do Ministério da Saúde mostram que foram notificados um total de 6. 520 casos, dos quais 3. 811 ainda estão em investigação. Ainda há seis mortes relatadas que ainda estão sob investigação.

Óbitos notificados nos seguintes municípios do Rio Grande do Sul: Teutônia (1); São Jerónimo (1); Pilar (1); Estrella (1); Capela de Santana (1); Rio Grande (1); Pellets (1); Venâncio Aires (1); Três coroas (1); travesseiro (1); Sapucaia del Sur (1); Pequena igreja (1); Guaíba (1); Encantado (1); Charqueadas (1); Cachoeirinha (1); Romero (1); Canoas (2); Viamão (2); São Leopoldo (2); Alvorada (2); Novo Hamburgo (2); e Porto Alegre (4).

A leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda transmitida por exposição direta ou oblíqua à urina de animais inflamados (principalmente ratos), possivelmente encontrados na água ou poeira em áreas alagadas.

O contágio pode ocorrer através do contato da pele com a água infectada, bem como através das mucosas. Os sintomas aparecem de cinco a 14 dias após a infecção e podem durar até 30 dias.

Dada a situação existente de chuvas e inundações em diversas regiões do estado, os casos suspeitos provenientes de espaços alagados com sintomas compatíveis com a doença deverão iniciar sem demora o tratamento farmacológico, através do uso de antibióticos. Sempre que possível, será recolhido um padrão a partir do sétimo dia. após o aparecimento dos sintomas serão encaminhados ao laboratório central do estado.

Para casos leves, é aconselhável que o atendimento seja prestado em nível ambulatorial. Em casos graves, a internação deverá ser imediata, para evitar dores de cabeça e reduzir a mortalidade. A automedicação não é aconselhada.

Caso haja suspeita de alguma doença, é recomendável consultar um serviço de fitness e relatar qualquer contato com uma exposição perigosa. O uso de antibióticos, segundo orientação médica, é mais eficaz na primeira semana após o aparecimento dos sintomas.

Em locais invadidos por águas pluviais, a recomendação do Ministério da Saúde é desinfetar o ambiente com água sanitária (hipoclorito de sódio 2,5%), na proporção de um copo de água sanitária para cada balde de 20 litros de água. Outras medidas preventivas incluem armazenar os alimentos em recipientes bem fechados, mantendo a cozinha livre de resíduos de alimentos e restos de comida ou ração para filhotes antes de escurecer.

Além disso, manter o quintal vazio e evitar o acúmulo de entulhos e objetos nos quintais são medidas que evitam a presença de roedores. A luz solar também mata bactérias.

Desde o início das enchentes no Rio Grande do Sul, o Centro Nacional de Vigilância Sanitária acompanha enfermidades e lesões semelhantes a esse tipo de desastre. Até o dia 3, além dos casos de leptospirose, foram notificados 10 pacientes com tétano acidental. 4 dos quais foram confirmados; 25 casos de hepatite A, somando um confirmado; 3. 866 casos em que foi necessária a administração de cuidados antirrábicos; e 959 feridos com animais peçonhentos.

A roda de troca verbal do festival, que chega à sua 17ª edição, aconteceu na Mesquita do Quilombo, em Goiás, com o tema Guardiões do Amanhã: Diálogos sobre Produção Cultural, Racismo Ambiental e Justiça Climática.   

Para as famílias das vítimas, as decisões a favor da polícia são repugnantes. “A justiça suja as mãos com o sangue de nossos filhos”, diz Ana Paula Oliveira, mãe de Johnatha, morto por um policial no Rio.

A distribuição dos cortes orçamentários entre os ministérios será anunciada quando for emitido um decreto presidencial estabelecendo limites de gastos por área. Por lei, os principais pontos do congelamento devem ser publicados em até 10 dias após o envio do relatório ao Congresso.

Além da abertura dos Jogos de Paris, também celebramos o Dia Internacional das Mulheres, Escritoras e Avós Afro-Latino-Americanas, Afro-Caribenhas e da Diáspora.

Para os povos indígenas, trata-se de ataques em bloco nos contextos de Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul.

Estados Unidos, Paraguai e Uruguai são os principais destinos do produto, representando parte (51%) do total exportado.

“Estamos preocupados que a amplitude da opinião do Tribunal possa complicar os esforços para resolver o conflito”, disse o Departamento de Estado dos EUA.

O Sindicato dos Funcionários do Sistema Penitenciário de São Paulo afirma que “é uma tragédia anunciada. Hoje, após violência contra funcionários, pela primeira vez em 4 anos, um criminoso em São Paulo registra um motim”.

Estima-se que pelo menos outras 114 pessoas foram mortas em protestos contra as cotas que reservam 30% das vagas de provas públicas para famílias que lutaram pela independência do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *