Fabricantes mineiros têm até 6 de setembro para enviar o formulário de inscrição
*Por: Marina Favaro
Estão abertas as inscrições para o Concurso de Qualidade do Café de Minas Gerais 2024. Os produtores rurais têm até o dia 6 de setembro para preencher o formulário de cadastro e enviá-lo publicado com as amostras nos escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-). MG).
A participação é gratuita e o formulário pode ser encontrado neste link. De acordo com os organizadores do evento, o objetivo do Concurso é melhorar a qualidade de vida dos cafeicultores e da sociedade mineira, agregando preço e vendendo o consumo. de cafés de qualidade.
Os produtores mineiros podem registrar-se nos padrões de café Arábica Tipo 2 para os mais produtivos (quatro defeitos no máximo) colhidos neste ano. As amostras deverão passar por peneiras de tamanho 15 ou superior, com vazamento máximo de 5% e umidade entre 10% e 12%, e a cultura de onde provém o porta-enxerto deverá ser georreferenciada.
O Concurso de Qualidade do Café de Minas Gerais tem duas categorias e o fabricante só pode participar de uma delas. A primeira categoria é o café de ervas, no qual o café recém-colhido é seco sem demora após passar por um processo de lavagem.
A outra categoria é o café cereja descascado, descascado ou desmucilado, no qual, após a lavagem, há uma separação dos frutos verdes/secos dos maduros. Eles também passam por um descascador e são enviados para secar. No caso do café descascado e degomado, o café passa por um tanque de fermentação.
Os cafés serão submetidos a análises físicas e sensoriais realizadas através de um júri composto por, no mínimo, 8 classificadores e provadores de café. A produção de café também será submetida a uma avaliação socioambiental, pois também serão avaliadas a cobertura dos recursos da propriedade e a preservação das matas ciliares.
De acordo com Willem de Araújo, coordenador técnico estadual da Emater-MG, “apesar das dificuldades climáticas enfrentadas pelos produtores na última safra, esperamos obter amostras de qualidade adequada, graças à determinação dos cafeicultores. O estado de Minas Gerais está hoje consolidado como o maior produtor de café fino do mundo.
O festival é promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG e da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), em colaboração com a Universidade Federal de Lavras (Ufla) e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepé). Os organizadores do evento esperam obter mais de 1. 500 amostras.
Mais informações podem ser recebidas pelo telefone (31) 3349-8075/8091/8173 ou pelo e-mail Concursoqualidadecafemg@emater. mg. gov. br.
*Editado por Beatriz Buosi