Entenda como funcionará o Voa Brasil, programa que oferece passagens aéreas por 200 reais

Menu

O primeiro do programa é voltado para aposentados do INSS e será apresentado nesta quarta-feira

O Governo Federal lança, nesta quarta-feira, 24, a primeira fase do programa Voa Brasil, programa que visa oferecer passagens aéreas por até duzentos reais por viagem.   A soltura ocorrerá na sede do Ministério de Portos e Aeroportos e não contará com a presença do presidente Lula (PT).  

A justificativa dada pelo ministro é que a Voa Brasil será introduzida em níveis e que esse primeiro nível será um projeto piloto. Se funcionar como planejado, bolsistas e aposentados serão adicionados aos beneficiários no primeiro semestre de 2025.

Estima-se que o público, ou 23 milhões de aposentados, precisará de aproximadamente 3 milhões de passagens aéreas. A oferta depende das companhias aéreas que pretendem utilizar o programa para preencher vagas nos voos.   As 3 principais companhias aéreas brasileiras, Gol, Latam e Azul, devem participar da iniciativa.

Os descontos tarifários não terão orçamento federal e serão oferecidos pelas próprias empresas do setor. O governo se baseia no recente alívio no preço do combustível de aviação e no conhecimento do setor de aviação civil, que indica um percentual significativo de passagens vendidas por até duzentos reais para preencher vagas em trechos menos movimentados e de baixa temporada.

Assine nossa newsletter e receba uma newsletter matinal

 

Depois de anos de dificuldades, voltamos a um Brasil que não é geral. No entanto, este novo general continua atormentado pela incerteza. A ameaça de Bolsonaro persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. No estrangeiro, o avanço global da direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia ameaçam implodir os frágeis alicerces da governação global.

A CartaCapital não possui bancos ou fundações. Sobrevive apenas da venda de anúncios, projetos e contribuições de seus leitores. E seu leitor, Array, é cada vez mais indispensável.

Não deixe a carta parar. Se você valoriza o jornalismo inteligente, ajude-nos a continuar lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua o máximo que puder.

Assine nossa newsletter e receba uma newsletter matinal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *